Desvendando o Câmbio de Dupla Embreagem!

Dupla Embreagem

Conheça o funcionamento dos câmbios de dupla embreagem, vantagens e desvantagens comparado aos câmbios convencionais de apenas uma embreagem ou automático com conversor de torque

O câmbio de dupla embreagem conta com dois eixos primários, um deles é responsável pelo comando das marchas ímpares e também a e o outro eixo é responsável pelo comando das marchas pares.

Veja Também:

Câmbio Powershift: Solução do Defeito Crônico

Você Sabe Como Funciona Uma Embreagem?

Este câmbio permite que duas marchas estejam engatadas ao mesmo tempo, sempre a marcha seguinte à atual está engatada, ou seja, caso a primeira marcha esteja sendo utilizada, a segunda já está engatada, a mudança ocorre desconectando a embreagem atuante e conectando a embreagem a ser atuada.

O sistema que atua pode ser mecatrônico eletro-hidráulico utilizado no DSG da Volkswagen ou mecatrônico eletroeletrônico utilizado no Powershift da Ford.

Resumindo, no uso, o sistema unia a praticidade do câmbio automático e melhorava a eficiência do câmbio manual pois permitia trocas rápidas e controladas pelo condutor.

câmbio dq200 DSG
Câmbio DSG de sete marchas – Fonte: AT-Manuals

Rápido, eficiente e aplicado por dezenas de montadoras, aos poucos o DCT (double clutch transmission) foi caindo em desuso, sendo a opção pelo câmbio automático tradicional com conversor de torque ou mesmo o manual de uma única embreagem a melhor opção para os fabricantes atualmente em carros mais comuns.

Isso se dá por conta da construção de novos câmbios automáticos com a possibilidade de multiplicação do número de marchas. Câmbios automáticos com 6, 8 e até 10 marchas, mostraram resultados satisfatórios em relação a economia de combustível, agilidade e manutenção.

Apesar do câmbio de dupla embreagem entregar as marchas pré engatadas tanto para redução quanto para o incremento das marchas em poucos milissegundos, a redução de mais de uma marcha, mostrou resultado inferior ao câmbio automático, por exemplo, uma redução de 4a para 2a marcha.

Vantagens

  • Maior velocidade na troca de marchas (pré engatadas);
  • Menor consumo de combustível (Até 10% menor);
  • Conjunto compacto.

Desvantagens

  • Menor velocidade de troca entre marchas do mesmo eixo;
  • Manutenção cara e realizada apenas com mão de obra especializada.

Custo de manutenção

Um kit de embreagem dupla com sistema seco do VW Golf 1.4 TSi, por exemplo custa cerca de R$ 5.130,00* a R$ 5.700,00*, enquanto do sistema banhado à óleo, possui um custo de R$ 6.655,00 a R$ 9.000,00*, mais o custo de mão de obra.

Conheça o sistema de dupla embreagem do Canal High Torque

https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=sWBZ51Wv3Ho

Desmistificando o Câmbio DSG DQ200 pela AvantGard Performance – Parte 1 – Componentes mecânicos

Desmistificando o Câmbio DSG DQ200 pela AvantGard Performance – Parte 2 – Mecatrônica

Créditos da Foto de Capa do Blog: Autotrader
*valores pesquisados em maio de 2021, podem sofrer alterações

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Disco de Embreagem
Molas de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica