Já aconteceu do veículo começar a falhar na marcha lenta e a fumaça do escapamento ficar azulada? Descubra o componente que pode causar esse sintoma
O diafragma presente na tampa de válvula tem a função de separar o vácuo gerado pelo coletor de admissão, do sistema de lubrificação do cabeçote.
Fonte: Ventro
Um dos componentes presentes no diafragma é a membrana (peça de borracha responsável pela vedação do sistema), seu rompimento permite a passagem do vapor de óleo lubrificante do motor para o coletor de admissão.
Principais sintomas e como detectar o problema
A detecção desse problema é simples, pois o carro indica de várias maneiras que há algo errado com o motor.
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Quando ocorre o rompimento da membrana, há passagem de óleo para o sistema de admissão, o motor perde sua marcha lenta característica e a luz de injeção eletrônica acende.
Em conjunto, o scanner automotivo passa a indicar falha nas bobinas do sistema de ignição devido à má combustão proporcionada pela presença de óleo e o sistema de injeção passa a funcionar de maneira inconsistente.
Fonte: RT Car Import
Muitas vezes os gases de exaustão apresentam cor azulada ou esbranquiçada, indicando presença de óleo na combustão.
Confira o passo a passo para consertar o diafragma:
- Retirar a tampa de válvulas do motor;
- Retirar o diafragma;
- Desmontar o diafragma;
- Trocar a membrana rasgada por uma nova;
- Fechar o diafragma e instale-o novamente na tampa de válvulas;
- Fixar a tampa de válvulas no motor com o torque correto nos parafusos.
Muito cuidado com o diagnóstico fornecido por concessionárias ou mecânicos que muitas vezes oferecem a troca do conjunto inteiro da tampa de válvulas, podendo custar até 10 vezes o valor da membrana.
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Confira o vídeo abaixo que apresenta a maneira correta para a troca da membrana do diafragma do motor Ecotec.
Troca da membrana, diafragma tampa de válvulas do CRUZE Ecotec do canal Foose Ar-condicionado & acessórios
Crédito foto de capa do blog: Shutterstock
Crédito de texto: Peça Peças
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