Entenda a importância do aditivo presente no fluido de arrefecimento do motor, confira 3 dicas de como ele beneficia os componentes mecânicos.
Uma cena básica que é muito utilizada em filmes quando um carro quebra, é a fumaça saindo do motor com o capô aberto. Isso está ligado diretamente a um dos problemas mais comuns dos veículos que é a falta de manutenção no sistema de arrefecimento, provocando vazamentos.

O sistema de arrefecimento do motor tem o objetivo de manter a temperatura de trabalho com baixa variação, garantindo seu pleno funcionamento, rendimento e prevenindo possíveis danos que possam ocorrer devido a alta temperatura. Para que este sistema funcione, é necessário o uso do fluido de arrefecimento, no caso água desmineralizada em conjunto com um aditivo.
Na foto de abertura, o caso clássico em um motor Toyota R22 que equipava uma Hilux, em que foi necessária a troca da bomba d’água por falta de aditivo no líquido de arrefecimento, provocando ferrugem e desprendendo detritos das galerias de água do motor.

O principal motivo para que os carros saiam de fábrica com aditivo no sistema de arrefecimento é a preservação deste sistema. Os motores arrefecidos a líquido, possuem componentes metálicos, plástico, borracha e mecanismos que se movimentam para a circulação correta do fluído em mangueiras, radiador e bloco do motor.

Há basicamente dois tipos de aditivos: com base de monoetilenoglicol orgânicos e inorgânicos e os anticorrosivos. Ambos previnem corrosão, porém os aditivos com base de monoetilenoclicol possuem propriedades que aumentam o ponto de ebulição e congelamento do líquido e antiespumante. O ponto de ebulição da água é de 100ºc, a temperatura de trabalho comum do motor é de 90ºc, porém essa temperatura pode variar até mais de 100ºc, provocando bolhas e espuma e a possível cavitação da bomba d’água. O ponto de ebulição do aditivo é de 164ºc no caso dos aditivos da Würth, por exemplo.
Faça o teste anticorrosivo em casa como mostra o pessoal do canal Radiadores Marioti
Os aditivos com base de monoetilenoglicol orgânicos possuem manutenção menor do que os inorgânicos. Estes aditivos devem atender as normas NBR13705 e NBR15297.
Precisa de aditivo para radiadores? Conheça a linha de aditivos da Würth
*Confira a ficha técnica e indicação de aplicação do produto
Os aditivos tem 4 funções principais, sendo elas:
- Diminuir a temperatura de fusão da mistura
- Elevar a temperatura de ebulição da mistura
- Conservar os componentes mecânicos
- Melhora da troca térmica do sistema
Confira abaixo 3 dicas do porque utilizar aditivo no fluido de arrefecimento
- Protege os componentes metálicos, presente no sistema de arrefecimento, contra a oxidação prematura dos mesmos.
- Lubrifica de forma efetiva a bomba do sistema de arrefecimento
- Aumenta a vida útil do sistema, lubrificando as mangueiras, evitando que estas se ressequem e fraturem provocando vazamento na linha d’água.
Veja o resultado do teste do canal Radiadores Marioti após 10 dias
Aditivo do Radiador – Dicas para aplicação correta do canal DOUTOR CARRO
Crédito da foto de capa do Blog: Reddit
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Válvulas termostáticas
Motor
Bomba d’água
Líquidos de Arrefecimento
Radiador
Mangueiras