Amortecedores mono e bi-tubular: entenda suas diferenças!

Diferenças Entre Amortecedores Mono e Bi Tubular

Sabia que existem dois tipos de amortecedores telescópicos? Saiba as diferenças entre os amortecedores mono-tubular e bi-tubular

A suspensão é um sistema presente nos veículos que tem como objetivo garantir dirigibilidade ao veículo e conforto aos passageiros.

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Para isso, possui algumas funções mínimas como:

  • Manter os pneus em contato constante com o solo
  • Resistir ao rolamento do veículo
  • Isolar o chassis das irregularidades das pistas
  • Rodas devem acompanhar as irregularidades da pista

Um dos componentes presentes na suspensão e que tem grande importância no sistema é o amortecedor.

O conjunto do amortecedor é composto por mola helicoidal ou semielíptica, coxim superior, guarda pó e coifa.

A função do amortecedor é absorver as vibrações, não permitindo que as molas oscilem continuamente. Seu bom funcionamento depende diretamente do estado dos coxins e coifas.

Amortecedor Viscoso
Amortecedor Viscoso

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina

Há dois tipos de amortecimentos conhecidos, o amortecimento de Coulomb que consiste em amortecer o movimento por atrito e o amortecimento viscoso que consiste em amortecer o movimento limitando a passagem de um fluido por um orifício.

Amortecimento de Coulomb
Amortecimento de Coulomb

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina

A grande diferença entre os dois tipos de amortecimento é que a amplitude da vibração varia exponencialmente nos amortecedores viscosos, enquanto nos amortecedores de Coulomb a amplitude de vibração varia linearmente.

Decaimento Linear da Amplitude de Vibração
Decaimento Linear da Amplitude de Vibração

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina

Característica das Amplitudes de Vibração de acordo com o Tipo de Amortecimento
Característica das Amplitudes de Vibração de acordo com o Tipo de Amortecimento

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina

Os amortecedores comumente utilizados em carros e motos são os amortecedores telescópicos que consistem em um cilindro com um pistão ligado a uma haste, podendo ser mono-tubulares ou bi-tubulares.

As características básicas presentes em ambos os tipos de amortecedores são:

  • Presença de válvulas
  • Presença de canais de passagem de fluido hidráulico
  • Sistema hermético (sistema vedado)
  • Depósito sob pressão (normalmente)

Amortecedores mono-tubulares

Este amortecedor possui duas seções: uma câmara de gás, na maioria das vezes o gás é comprimido, e uma área que aloca o fluido hidráulico.

Estas duas seções são divididas por meio de um pistão flutuante, conforme a imagem abaixo:

Amortecedor Mono Tubular
Amortecedor mono-tubular

Fonte: KYB

Esta configuração é composta por uma haste responsável pelo movimento do pistão, um guia e selo que garante o estancamento do conjunto, não permitindo que o fluido hidráulico vaze, além de guiar a haste para que ocorra o movimento linear entre a haste e o cilindro, um pistão que limita a passagem do fluido e um pistão flutuante que separa o fluido hidráulico do gás.

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Como os fluidos são separados por meio do uso de um pistão flutuante e não entram em contato entre si, não há a possibilidade de formação de bolhas no fluido hidráulico permitindo que o rendimento do amortecedor dependa apenas da variação da temperatura (fator que altera as propriedades da viscosidade do fluido).

Suas vantagens são:

  • Separação entre o fluido hidráulico e o gás
  • Tubo de corpo único
  • Alto rendimento
  • Montagem simples

Suas desvantagens são:

  • Alto custo
  • Upgrade em alguns veículos

Amortecedores Bi-tubular

Este amortecedor possui dois cilindros, o cilindro interno é chamado de cilindro de trabalho e comporta o fluido hidráulico, o cilindro externo é o responsável pela câmara de recuperação, nela se encontra o fluido hidráulico junto com o gás a baixa pressão.

Amortecedor Bi Tubular
Amortecedor Bi-Tubular

Fonte: KYB

Diferente dos amortecedores mono-tubulares, o fluido hidráulico está em contato direto com o gás, isso faz com que o fluido hidráulico apresente bolhas nas horas que o amortecedor trabalha em altas frequências diminuindo consideravelmente a eficiência do mesmo.

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Sua configuração conta com um cilindro interno ou de trabalho que contém o fluido hidráulico, um pistão que controla a vazão do fluido de trabalho, uma haste que controla o pistão, um reservatório ou câmara de recuperação que aloca o gás a baixa pressão, e uma válvula base que controla a vazão do fluido de trabalho entre a câmara de recuperação e o cilindro interno.

Suas vantagens são:

  • Baixo custo
  • Carregando com gás pressurizado, o problema de bolhas no fluido hidráulico é solucionado
  • Presença de uma válvula base que permite ajuste mais preciso

Suas desvantagens são:

  • Baixa eficiência em frequências altas de trabalho
  • Presença de bolhas no fluido hidráulico
  • Desgaste mais rápido que o amortecedor mono-tubular
Diferença Entre Amortecedores Mono Tubular e Bi Tubular
Diferença Entre Amortecedores mono-tubular e bi-tubular

Fonte: 4×4 Brasil

A aplicação de cada tipo de amortecedor vai depender do uso do veículo mas ambos os tipos dependem do bom estado de conservação dos coxins, coifas e batentes para preservar o amortecedor.

Assista o vídeo abaixo que apresenta a diferença de comportamento entre os dois tipos de amortecedores:

Monotube vs Twintube do canal KYBEurope

Créditos da foto de capa do blog: Shutterstock

Créditos da matéria: Dr. Frederico Barbieri, KYB, Diego Masotti.

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