Deseja saber mais que o básico sobre as diferenças entre o motor diesel e gasolina? Veja a seguir!
Algumas características básicas dos motores a combustão de gasolina e diesel são conhecidas. Por exemplo, os motores a gasolina e álcool que utilizam o ciclo Otto de ignição, fornecem potência, já o ciclo Diesel, entrega torque.
Mas a questão que surge é: o que torna esses motores tão diferentes? Sendo que o princípio de funcionamento para gerar força motriz é o mesmo, isto é, admissão, compressão, combustão e escape?
A gasolina e o diesel são extraídos a partir do petróleo. Na gasolina brasileira, é adicionado 27% de álcool anidro (sem adição de água), que faz a octanagem do combustível, já no diesel, há o incremento de 10 a 12% de biodiesel.
A seguir, confira as três maiores diferenças dos dois ciclos de propulsão.
Ignição
A ignição é muito diferente nos dois motores. O motor a gasolina tem a ignição feita por centelha (faísca), gerada pela vela de ignição. Quando o cilindro comprime a mistura ar/combustível, essa, recebe a faísca da vela, queimando a mistura.
Já no motor a diesel, ela ocorre por combustão espontânea, o combustível é injetado quando o ar já está comprimido e a uma temperatura muito elevada (cerca de 800°C), o que faz com que o óleo diesel entre instantaneamente em combustão, sem a necessidade de uma vela de ignição.
Aceleração
A aceleração nos dois motores também é completamente diferente. Enquanto o motor a gasolina é controlado pela entrada de ar, por meio de uma borboleta, o motor diesel é controlado pela bomba injetora e tem a entrada de ar sempre livre.
Quando o veículo com motor diesel é acelerado, ele injeta mais combustível. Quando um veículo com motor a gasolina é acelerado, ele abre a passagem do ar.
Freio motor
Freio motor é um recurso usado pelo veículo para ajudá-lo a diminuir a velocidade. O motor a gasolina é freado quando se fecha a borboleta, fazendo com que os pistões trabalhem para criar o vácuo na câmara de combustão, sugando o ar.
Já no diesel, como não ha uma borboleta de aceleração, foi preciso criar outro jeito de fazer o freio motor acontecer. A alternativa encontrada para os caminhões pesados para auxiliar o freio motor, foi a de colocar uma válvula, ou borboleta no escapamento. Quando essa borboleta é fechada, ela restringe a passagem dos gases de escape, desacelerando o motor, pois dessa forma, cria-se contrapressão no motor e os pistões desaceleram.
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Comparação motor diesel x gasolina do canal Biela Quente
Crédito foto de capa: Carscoops
Crédito do texto: Biela Quente ,Mahle e Flatout
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