Entenda as diferenças entre o motor diesel e motor a gasolina!

Diferenças entre o motor diesel e motor a gasolina

Deseja saber mais que o básico sobre as diferenças entre o motor diesel e gasolina? Veja a seguir!

Algumas características básicas dos motores a combustão de gasolina e diesel são conhecidas. Por exemplo, os motores a gasolina e álcool que utilizam o ciclo Otto de ignição, fornecem potência, já o ciclo Diesel, entrega torque.

Mas a questão que surge é: o que torna esses motores tão diferentes? Sendo que o princípio de funcionamento para gerar força motriz é o mesmo, isto é, admissão, compressão, combustão e escape?

A gasolina e o diesel são extraídos a partir do petróleo. Na gasolina brasileira, é adicionado 27% de álcool anidro (sem adição de água), que faz a octanagem do combustível, já no diesel, há o incremento de 10 a 12% de biodiesel.

A seguir, confira as três maiores diferenças dos dois ciclos de propulsão.

Ignição

A ignição é muito diferente nos dois motores. O motor a gasolina tem a ignição feita por centelha (faísca), gerada pela vela de ignição. Quando o cilindro comprime a mistura ar/combustível, essa, recebe a faísca da vela, queimando a mistura.

Já no motor a diesel, ela ocorre por combustão espontânea, o combustível é injetado quando o ar já está comprimido e a uma temperatura muito elevada (cerca de 800°C), o que faz com que o óleo diesel entre instantaneamente em combustão, sem a necessidade de uma vela de ignição.

Vela de Ignição
Vela de Ignição

Fonte: Bosch Autoparts

Aceleração

A aceleração nos dois motores também é completamente diferente. Enquanto o motor a gasolina é controlado pela entrada de ar, por meio de uma borboleta, o motor diesel é controlado pela bomba injetora e tem a entrada de ar sempre livre.

Quando o veículo com motor diesel é acelerado, ele injeta mais combustível. Quando um veículo com motor a gasolina é acelerado, ele abre a passagem do ar.

Corpo de borboleta

Fonte: Bosch Autoparts

Freio motor

Freio motor é um recurso usado pelo veículo para ajudá-lo a diminuir a velocidade. O motor a gasolina é freado quando se fecha a borboleta, fazendo com que os pistões trabalhem para criar o vácuo na câmara de combustão, sugando o ar.

Já no diesel, como não ha uma borboleta de aceleração, foi preciso criar outro jeito de fazer o freio motor acontecer. A alternativa encontrada para os caminhões pesados para auxiliar o freio motor, foi a de colocar uma válvula, ou borboleta no escapamento. Quando essa borboleta é fechada, ela restringe a passagem dos gases de escape, desacelerando o motor, pois dessa forma, cria-se contrapressão no motor e os pistões desaceleram.

Freio motor diesel

Fonte: Xtreme Diesel

Veja Também:

Saiba as diferenças entre os tipos de gasolina

Gasolina ou álcool? Como calcular qual vale a pena

Como funciona o motor Diesel

Deseja saber mais que o senso comum sobre as diferenças entre esses motores?

Comparação motor diesel x gasolina do canal Biela Quente

Crédito foto de capa: Carscoops

Crédito do texto: Biela Quente ,Mahle e Flatout

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Bomba de Combustível
Motor
Coletores
Filtro de combustível
Tanque de Combustível
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica