Confira as principais diferenças entre o Gol GTi e GTS!

Gol GTI e GTS: quais as diferenças: (foto: Rafael Micheski)

10 Diferenças Entre o GTi e GTS Que Todo Dono de AP Deve Saber!

Em 1989, ano de seu lançamento, o Gol GTi era um dos carros mais caros do cenário brasileiro. Mas, para quem buscava performance e exclusividade, isso não era um problema. O Gol GTi era mais rápido que seus concorrentes diretos, fazendo 0-100 km/h na casa dos 9,2 segundos e sua potência era apenas 1 cv a menos que o Opala Diplomata 4.1 (não estamos falando de torque, nesse caso).

Gol GTi

Volkswagen Gol GTI
Volkswagen Gol GTI

Fonte: IG

O motor 2.0 do GTi tinha peculiaridades.

Apesar do projeto de injeção eletrônica e etanol já estarem rondando os centros de desenvolvimento das montadoras nos anos 80 (caso do escort CHT, por exemplo), o Gol GTi aceitava trabalhar somente com gasolina, e foi assim até o fim de sua carreira. Sendo o Monza, no final de 1991 o primeiro carro a oferecer injeção eletrônica monoponto abastecido com etanol, posteriormente, com a injeção multiponto, o Omega.

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Além do motor com injeção, o motor do GTi recebia tuchos hidráulicos enquanto o Gol GTS permanecia com tuchos mecânicos. Tornando o Gol GTi mais silencioso, em relação ao Gol GTS.

Confira um pouco mais sobre o Gol GTI neste vídeo do canal Renato Bellote!

A potência do Gol GTi era de 120 cv a 5600 rpm, apresentando torque de 18,35 mkgf a 3.200 rpm fornecendo respostas imediatas quando pisava-se no acelerador.

As retomadas de velocidade eram muito rápidas, garantindo maior segurança em ultrapassagens.

Ao ultrapassar os 6.000 rpm por conta do descarregamento dos tuchos do cabeçote, sentia-se uma grande perda de potência. Algo que no GTS, apesar das vibrações, não teria problemas.

Gol GTS

Volkswagen Gol GTS
Volkswagen Gol GTS

Fonte: Pinterest

O Gol GTS dotado também com o motor AP com o mesmo comando de válvulas do GTi porém, carburado, não negava fogo em relação ao GTi, mesmo não sendo tão forte o mesmo conseguia uma performance que não se diferenciava tanto em relação ao irmão.

A sua potência era maior também do que a disponibilizava em seu catálogo, que informava um motor de 99 cv sendo que a real beirava ao 106 cv.

Isto acontecia devido a alícota de impostos da época, e era feita este tipo de manobra para que o modelo fosse mais acessível.

Mesmo com o apelo esportivo, o Gol GTS possuía os discos de freios dianteiros sólidos, sofrendo mais em situações de frenagem, em comparação ao GTi.

Gol GTi e Gol GTS

Volkswagen Gol GTS e GTi
Volkswagen Gol GTS e GTi

Fonte: Garagem do Bellote

O painel de ambos os carros era praticamente o mesmo, o conhecido e aclamado por todos os amantes dos VW, o painel satélite que, dava um ar sofisticado e moderno para os modelos da época. A diferença ficava pela iluminação, laranja no GTS e vermelha no GTi.

Gol GTi & Gol GTS no canal Renato Bellote

O GTi possuía vidros e retrovisores elétricos de série, porém eram itens opcionais no GTS.

Ambos também tinham os bancos Recaro, volante de quatro raios e quatro botões de buzina (4 Bolas) e o toca fitas que era febre na época.

Ambos possuíam ótima estabilidade e um excelente conjunto de suspensão que garantia a segurança e conforto do veículo.

Em relação ao câmbio, apresentava a embreagem razoavelmente dura, prejudicando a condução pelo motorista, porém era um defeito típico nos modelos de época da Volkswagen.

Ficha Técnica do GTi e GTS

Gol GTS Gol GTi
Motor diant., longit., 4 cil. em linha, 1781 cm³, 81 x 86,4 mm, carburador de corpo duplo, álcool, 99 cv a 5 600 rpm, 14,9 mkgf a 3 600 rpm diant., longit., 4 cilindros em linha, 1 984 cm³, 82,5 x 92,8 mm, injeção, gasolina, 120 cv a 5 600 rpm, 18,35 mkgf a 3 200 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração dianteira manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção mecânica, pinhão e cremalheira. Diâmetro de giro: 10,2 m mecânica, pinhão e cremalheira. Diâmetro de giro: 10,2 m
Suspensão dianteira: McPherson; traseira: semi-independente com eixo em V trabalhando em torção dianteira: McPherson; traseira: semi-independente com eixo em V trabalhando em torção
Freios disco sólido na dianteira e tambor na traseira disco ventilado na dianteria e tambor na traseira

Diferenças entre o Gol GTi e GTS

GOL GTI GOL GTS
Motor AP 2.0 Motor AP 1.8
Comando 49H Comando 49G
Tucho Hidráulico Tucho Mecânico
Somente a Gasolina Gasolina e Álcool
Bancos Recaros com Encosto Vazado Banco Recaro com Encosto Normal
Painel de Instrumento cor Vermelha Painel de Instrumentos cor Laranja
Disco Ventilado na Dianteira Disco Solido na Dianteira
Velocidade Máxima 175,3 KM/H Velocidade Máxima 168,3 KM/H

Fonte: Quatro Rodas

No Final das Contas

Qual é a sua escolha? Gol Gti ou Gol GTS?

 

Gol GTi Turbo x Gol GTS Turbo do canal Timbo Race!

Crédito foto de capa: Rafael Micheski

Crédito do Texto: Revista Quatro Rodas

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