Disco de Embreagem

O disco de embreagem é uma peça central no sistema automotivo que faz a ligação entre o motor e a caixa de câmbio. É este componente que transmite a potência da máquina à caixa de câmbio, fazendo com que o veículo entre em movimento. Em bom funcionamento, a peça é capaz de atenuar as vibrações do sistema de transmissão, pois aprimora o coeficiente de atrito e tem mecanismos de amortecimento. Este artefato do carro é muito importante, e quando há sinais de que as coisas não vão bem, pode ser melhor substituir a peça. Leia nosso post e saiba mais sobre o assunto!

Manutenção preventiva da peça

Se o motorista usar bem o sistema de embreagem, suas peças durarão pelo menos 80 mil km. Se o disco de embreagem começar a patinar ou escorregar sobre sua superfície de contato, o sistema poderá superaquecer e desgastar prematuramente o material de atrito que o artefato apresenta.

A fim de evitar problemas na peça, o condutor precisa ter uma boa postura ao volante. Ele não deve, por exemplo, guiar seu veículo com o pé apoiado no pedal de embreagem. Isso porque o sistema de embreagem comumente trabalha com uma folga de até 10 milímetros. Quando os motoristas dirigem seus carros com seus pés pressionando o pedal, acabam por comprimir o diafragma do platô e abrem o sistema de embreagem. O disco de embreagem vai escorregar e, a partir daí, aquecer mais o sistema. Se o carro começar a oferecer trepidações, deve-se buscar uma assistência técnica ou oficina mecânica para checar as condições do sistema. É importante também que não se leve uma carga excessiva dentro do veículo, acima de seus limites, ou que se mantenha a marcha engatada por muito tempo, sem que o carro esteja em uso, tentando o controle simplesmente com o pé.

Benefícios de se realizar a troca da peça

Há muitos problemas que podem surgir com os discos de embreagem. Tal componente pode, por exemplo, queimar ou deformar por conta do elevado calor gerado pelo sistema, se o carro tiver um uso muito intenso no dia a dia. A placa pode ser usinada e reinstalada, mas o melhor a fazer na maioria dos casos é substituir a peça, a fim de manter a alta segurança do veículo e o melhor desempenho da embreagem. Outro caso é quando o disco fica impregnado por graxa ou óleo. Como resultado, o automóvel pode apresentar trepidações ou ficar sob o risco de que o disco patine. Nesse sentido, é essencial que o condutor tenha boas práticas de conservação do sistema, colocando apenas a quantidade adequada de graxa sobre as partes estriadas do disco de embreagem, além de deslizar o disco, em toda a sua superfície, sobre o local onde se encontra afixado, para que o lubrificante se espalhe apropriadamente.

O motorista também deve ser cuidadoso com suas práticas ao volante: um exemplo que gera desgaste excessivo no disco e que pode superaquecer as peças de entorno é quando se segura o carro em um declive usando a embreagem como travamento. Opte sempre pelo freio do veículo. Quanto melhor se utilizar o sistema de embreagem, mais tempo ele vai durar e mais segura sua direção vai ser.

Você já havia feito a checagem de seu sistema de embreagem? Já conhecia a importância das peças que fazem parte deste sistema, como o disco de embreagem? Seu veículo apresenta, de vez em quando, mais trepidações do que antigamente?

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica