Chegou a hora de trocar a pastilhas de freio do seu carro, mas e os discos? Entenda o diagnóstico e fique atento na hora da escolha entre trocar ou retificar.
Um dos primeiros sinais de que o disco de freio precisa de manutenção é a espessura das pastilhas de freio. Qualquer medida abaixo de 2 mm é crítica para as pastilhas e elas podem ter comprometido os discos.
O cliente da oficina muitas vezes prefere economizar na hora da manutenção e adia a troca do disco de freio, porém o reparador tem responsabilidade no diagnóstico e na correção a ser aplicada ao veículo.
Os discos de freio são essenciais para a segurança e negligenciar a troca do componente, pode provocar um acidente grave e o reparador pode ser responsabilizado juridicamente por esse descuido.
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É comum o próprio fabricante por meio de marcas nos discos novos indicar a espessura mínima admitida – Fonte: PMR
Para ter um diagnóstico assertivo, basta um micrômetro para fazer as medições do disco de freio. Alguns discos de freio possuem marcações na própria peça que indicam qual a espessura mínima deve ter.
Marcas irregulares nos discos indicam o empenamento da peça e manchas azuis indicam perda de propriedades do metal por aquecimento – Fonte: Elite Auto Repair
Se o disco apresentar tricas, mancha azul ou empenamento, deve ser verificada a possibilidade da retífica da peça ou a troca do componente.
Veja a hora certa de trocar o disco de freio e as pastilhas do canal Dispemec
TORNO DE FREIO TAMBOR E DISCO do canal TOSHIO SANTOS
Crédito da foto de capa do Blog: Shutterstock
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