Dodge Charger : O Terror das Ruas da Década de 70!

Dodge Charger : O Terror das Ruas da Década de 70!

Saiba como o Dodge Charger se tornou o rei da rua nos anos 70!

Foi por meio da Chrysler Corporation que a Dodge chegou em terras brasileiras, primeiro ela trouxe o Dart e por fim o mais esperado – o Charger.

Apesar do sucesso do Dodge Dart, o Charger se distinguia nitidamente dele, devido o aos opcionais que eram disponibilizados, tornando-o um dos carros mais desejados do Brasil na época.

Dodge Charger R/T 1971
Dodge Charger R/T 1971

Fonte: Carstil

A versão mais desejada do Charger era a R/T que significava em inglês Road and Track, traduzindo para o português estrada e pista.

Veja Também:

Entenda as Vantagens da Injeção Direta

Conheça o Sistema da Bosch de Injeção de Água no Motor!

Esse modelo saía com um pacote muito atrativo para época, o mesmo contava com bancos dianteiros individuais, munidos com um console central , câmbio de 4 marcha já no assoalho e além disso, possuía direção assistida e freios a discos na dianteira.

Logo RT
Logo RT

Fonte: Fini iart america

Na parte do exterior, o “Dojão” era equipado com rodas e acabamentos esportivos, faixas pretas que destacavam a versão esportiva , os faróis que ficavam escondidos atrás da grade eram outro charme que deixavam os jovens malucos por causa do “aspecto do mau”.

Dodge Charger RT 1971 Propaganda
Dodge Charger RT 1971 Propaganda

Fonte: Dodge Clube

As colunas traseiras eram um dos diferenciais do coupé, atreladas com o teto em vinil e as travas externas do capô, a esportividade e juventude transbordava do Charger.

MOTOR V8
MOTOR V8

Fonte: Dodge Clube

Embaixo do capô nada mais nada menos que um V8 318 retrabalhado para obter mais potência, com a taxa de compressão altíssima de 8,4:1 o que exigia na época que os donos do exemplar andassem apenas com gasolina de alta octanagem, mais conhecida como “gasolina azul” ou nos tempos atuais a famosa “podium”.

Confira o Ronco do Charger R/T pelo canal do W.O.T. PREPARAÇÕES / ARTHUR LIMA!

Força bruta era o sobrenome do Charger R/T, o V8 esbanjava os saudáveis 215 cv de potência bruta, que eram transpassados para o chão com um torque de 42,9 Kgf.m se tornando o carro mais rápido nacional nos anos 70 conseguindo atingir os 190 km/h.

Charger LS
Charger LS

Fonte: Webmotors

Em contrapartida o Charger da versão LS, era vendido como um sedan cupê de luxo, servido de um pacote com câmbio de 3 marchas, motor com 205 cv e reaproveitava o mesmo painel que equipava o modelo de categoria abaixo, o Dart.

Porém, a Dodge disponibilizava uma gama gigantesca de opcionais que era possível equipá-lo como: câmbio automático, saída dupla de escapamento, dentre outros acessórios que equipavam a versão R/T.

Confira a propaganda de época do Dodge Charger do canal do Henrique Andrade

Em 1973 o Charger sofreu remodelação para uma das carrocerias mais famosas e marcantes do modelo, que contava agora com duplo farol escondido por trás da grade dianteira e novas lanternas traseiras.

O modelo esportivo R/T deixava de usar as travas no capô e ter as faixas pretas, para dar lugar a inovação e se tornou o primeiro carro no Brasil com ajuste do retrovisor pela parte interna do veículo.

Veja mais:

5 Razões que Tornaram o Monza um Ícone da Década de 80

4 Motivos que Tornaram o Del Rey Referência em Luxo nos Anos 80!

No ano de 1976, a Chrysler tirava de linha o Charger LS de linha, e o R/T recebe bancos novos e novo volante, a maioria dos detalhes novos foram internos.

O aumento da gasolina fez com que o esportivo recebesse mudanças mecânicas no anos seguintes, para que pudesse rodar com o combustível de menor octanagem, ou seja, a gasolina comum a taxa do motor V8 passou a ser de (8:4;1 para 7:5;1).

Dodge 1978
Dodge 1978

Fonte: Dodge Clube

Em 1978 o Charger R/T estava chegando ao fim do seu reinado glorioso como rei das vendas e das ruas.

Adereços como entradas falsas do capô deixaram de existir, o carburador foi recalibrado visando economia, o famoso teto deixava de ser completamente em vinil para dar lugar ao padrão Las Vegas.

Crédito da foto de capa do Blog: Auto Blog V8

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Bomba de Combustível
Motor
Coletores
Filtro de combustível
Tanque de Combustível
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica