Como Economizar a Pastilha de Freio na hora da Frenagem!

freagem descontrolada

Se você reduz a velocidade do carro só pisando no pedal do freio, é bom rever o modo de dirigir, você pode economizar a pastilha de freio!

As pastilhas de freio estão presentes nos veículos com freio a disco. Elas são responsáveis pela redução de velocidade do veículo realizando o contato com os discos de freio e assim, através do atrito, desacelerando-o.

Confira os tipos comuns de materiais compostos das pastilhas

Metálicas – Compostas de ligas metálicas como: latão; ferro e alumínio. Resistentes a altas temperaturas e solicitações mecânicas, consequentemente alto coeficiente de atrito. Oferecem boa durabilidade e eficiência, porém com menor conforto.

Orgânicas – Compostas basicamente de celulose e resina fenólica. Coeficiente de atrito satisfatório, boa performance térmica e conforto razoável. Baixa durabilidade.

Cerâmica – Resistência ao calor; durabilidade, tornaram-se uma excelente escolha para aplicações severas. A cerâmica: óxido de alumínio, boro e o carboneto de silício são os compostos cerâmicos mais comuns.

Além disso, as pastilhas podem ter materiais compostos com materiais orgânicos e metálicos por exemplo.

manutenção dos freios e economia de pastilhas
Pastilhas desgastadas podem comprometer os discos. A manutenção delas vale a pena (foto: Shutterstock)

Equilíbrio no composto

Pastilhas de boa qualidade equilibram o poder de atrito e a durabilidade.

Materiais muito duros na composição podem dar às pastilhas, maior durabilidade, porém em situações de perigo onde os freios são exigidos com vigor, são ineficientes. Por outro lado, pastilhas com composto macio, são mais eficientes na frenagem porém tem durabilidade reduzida.

A Cofap é uma empresa conhecida por seus amortecedores porém possui uma linha completa de pastilhas de freio de alta qualidade e de baixo custo. Confira neste link o modelo para seu carro.

O Canal da Peça separou esse vídeo do canal Andre BWinner Motofilmador, usando o freio motor que ajuda na estabilidade do carro, preserva o sistema de freios e pode economizar combustível.

Veja Também:

Pastilhas de Freio: Tudo que Você Precisa Saber!

Você Sabe Como Funciona o Sistema de Freio Retarder?

Você conhece o freio motor?

Freio-motor é o nome dado ao momento em que, para reduzir a velocidade do veículo, é usado uma relação de marcha mais curta do que a utilizada para desenvolver aquela velocidade.

O próprio motor e o giro reduzem parcialmente o desenvolvimento de velocidade do veículo, isso também reduz a necessidade do atrito das pastilhas com os discos.

Veja o vídeo e entenda melhor como economizar a pastilha de freio

Veja o vídeo no canal da Marcia Pontes sobre o uso do freio-motor

Crédito da foto de capa do Blog: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Freios
Motor
Pastilha de Freio
Disco de Freio
Lonas e Tambor de Freio
Cilindro de Roda e Cilindro Mestre
Válvulas de Freio

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica