Se você reduz a velocidade do carro só pisando no pedal do freio, é bom rever o modo de dirigir, você pode economizar a pastilha de freio!
As pastilhas de freio estão presentes nos veículos com freio a disco. Elas são responsáveis pela redução de velocidade do veículo realizando o contato com os discos de freio e assim, através do atrito, desacelerando-o.
Confira os tipos comuns de materiais compostos das pastilhas
Metálicas – Compostas de ligas metálicas como: latão; ferro e alumínio. Resistentes a altas temperaturas e solicitações mecânicas, consequentemente alto coeficiente de atrito. Oferecem boa durabilidade e eficiência, porém com menor conforto.
Orgânicas – Compostas basicamente de celulose e resina fenólica. Coeficiente de atrito satisfatório, boa performance térmica e conforto razoável. Baixa durabilidade.
Cerâmica – Resistência ao calor; durabilidade, tornaram-se uma excelente escolha para aplicações severas. A cerâmica: óxido de alumínio, boro e o carboneto de silício são os compostos cerâmicos mais comuns.
Além disso, as pastilhas podem ter materiais compostos com materiais orgânicos e metálicos por exemplo.
Equilíbrio no composto
Pastilhas de boa qualidade equilibram o poder de atrito e a durabilidade.
Materiais muito duros na composição podem dar às pastilhas, maior durabilidade, porém em situações de perigo onde os freios são exigidos com vigor, são ineficientes. Por outro lado, pastilhas com composto macio, são mais eficientes na frenagem porém tem durabilidade reduzida.
A Cofap é uma empresa conhecida por seus amortecedores porém possui uma linha completa de pastilhas de freio de alta qualidade e de baixo custo. Confira neste link o modelo para seu carro.
O Canal da Peça separou esse vídeo do canal Andre BWinner Motofilmador, usando o freio motor que ajuda na estabilidade do carro, preserva o sistema de freios e pode economizar combustível.
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Você conhece o freio motor?
Freio-motor é o nome dado ao momento em que, para reduzir a velocidade do veículo, é usado uma relação de marcha mais curta do que a utilizada para desenvolver aquela velocidade.
O próprio motor e o giro reduzem parcialmente o desenvolvimento de velocidade do veículo, isso também reduz a necessidade do atrito das pastilhas com os discos.
Veja o vídeo e entenda melhor como economizar a pastilha de freio
Veja o vídeo no canal da Marcia Pontes sobre o uso do freio-motor
Crédito da foto de capa do Blog: Shutterstock
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