Economize na troca da bucha de bandeja do Tiguan, Passat e A3

buchas de bandeja VW

As partes móveis da suspensão são unidas umas às outras e também presas à carroceria do carro através de buchas e coxins, componente totalmente em borracha ou revestido de borracha. Essa característica, permite que as partes da suspensão se movam e voltem ao seu estado original por conta da flexibilidade do material.

movimento buchas de suspensão
Movimentação do sistema de suspensão – animação: Gfycat

A principal função das buchas é absorver as vibrações das peças entre si, reduzindo a emissão dos ruídos na suspensão e deixando o movimento firme sem deixar de lado o conforto.

As buchas são desenvolvidas para cada carro pensando no tamanho, peso, número de ocupantes e definição de uso como: urbano, esportivo ou offroad.

coxins e batentes mobensani
Qualidade original também no mercado aftermarket em buchas, coxins e batentes

Veja Também:

Barulhos na Suspensão do Carro? Confira os pivôs!
Buchas da Suspensão: veja como identificar o problema
O Passat B5 e B6 utiliza algumas buchas semelhantes às do Crossfox (foto: Wikipedia)

As buchas de suspensão estão sujeitas a todo tipo de ação do tempo. Areia, poeira, terra, água, maresia, dentre outros fatores.

Após alguns anos de uso os carros começam a apresentar barulhos, uma boa parte desses barulhos tem origem nas buchas, de suspensão desgastadas.

buchas desgastadas
Buchas e terminais sofrem com desgaste por conta do uso constante em ruas de pavimentação ruim (shutterstock)

A borracha dessas buchas, após anos de uso começa a ressecar e abrir fissuras, muitas vezes, até soltando as partes de sua construção, deixando a suspensão vulnerável a qualquer tipo de solavanco.

No caso do VW Fox de primeira geração e VW Polo 9N, a suspensão foi primeiramente pensada em conforto, sendo buchas, bieletas, amortecedores e outros componentes com funcionamento suave.

Crossfox
O Crossfox recebeu buchas de bandeja com reforço devido o uso offroad (foto: divulgação VW)

O problema é que no Brasil, o funcionamento suave da suspensão acaba reduzindo muito a vida útil dos componentes devido a pavimentação precária das nossas ruas, avenidas e estradas.

O desgaste prematuro da suspensão pode ser visto em modelos importados como VW Tiguam, VW Passat e Audi A3, que foram pensados para o rodar suave.

bucha de bandeja crossfox golf polo passat tiguan
Bucha de bandeja reforçada para VW Crossfox (foto: divulgação Mobensani)

Para padronizar o maquinário, alguns componentes possuem medida padrão dentro do mesmo grupo de fabricantes, como Audi e VW.

A VW nacional, no lançamento da versão offroad do VW Fox, o Crossfox, desenvolveu um novo desenho para a bucha de bandeja que mais sofre com desgaste e é a mais exigida. Essa bucha possui quatro ligações de fixação em vez de duas ligações. Essa bucha reforçada possui a mesma medida nos outros carros do grupo (Golf, Bora, Passat, Polo, Fox), porém é importante conferir o ano do veículo.

O reforço foi tão bem visto que posteriormente foi aplicado em todos os modelos com esse formato de bucha de suspensão.

Veja a dica do Dr. Carro sobre a troca da bucha de bandeja do VW Polo

Nesse site, o custo de cada bucha com quatro ligações é muito menor e há uma tabela de compatibilidade (Fox, Golf, Polo, Passat, Tiguan, Bora e A3). Confira se é o caso e sempre use mão de obra qualificada para o trabalho.

Veja o problema da bucha de suspensão do VW Tiguan

Foto de capa: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Buchas
Coxins
Filtro de ar
Kit de reparos
Coifas
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica