Embreagem patinando? Entenda tudo o que você precisa saber

embreagem baixa veja o motivo

Entenda os motivos que levam a embreagem a patinar! Confira nesta matéria tudo o que você precisa saber a respeito deste problema.

A embreagem é um componente mecânico que pertence ao sistema de transmissão do veículo.

Veja Também:

Vecê Sabe Como Funciona Uma Embreagem?

Tutorial Completo Para a Troca do Platô!

Ela é responsável por realizar o acoplamento, de forma suavizada, entre o motor e o câmbio, filtrando as vibrações torcionais provenientes do motor.

Conjunto da Embreagem
Conjunto da Embreagem

Fonte: Eagle Transmission

Um dos problemas crônicos que ocorre neste componente é o famoso “embreagem patinando” que nada mais é que a falta de atrito entre os componentes de fricção.

Disco de embreagem

O disco de embreagem trabalha entre o volante e o platô. Ele é o componente responsável por garantir o contato com o platô e o volante. Na imagem abaixo apresentamos o disco de embreagem em corte com o nome de cada componente presente neste conjunto.

Disco de Embreagem
Disco de Embreagem

Fonte: Canal da Peça

A embreagem começa a patinar quando a lona ou revestimento (polimérico ou cerâmico) se desgasta com o trabalho e perde o coeficiente de atrito.

O desgaste do revestimento provoca o menor atrito quando aplicado a mesma força, que é definida pelo sistema de embreagem, e o atrito entre os dois corpos não é suficiente para rotar o conjunto, que acaba “escorregando” por isso o termo “patinar”. Quando a embreagem está em bom estado, costuma-se usar o termo “grudar” devido o coeficiente de atrito alto.

O desgaste do disco é o principal causador de embreagem patinando.

Retentor mal instalado

A região da embreagem é separada do câmbio a partir de um retentor que impede o vazamento do óleo do câmbio para a região de acoplamento do sistema de transmissão.

Troca do Retentor do Câmbio
Troca do Retentor do Câmbio

Fonte: Canal da Peça

Quando o retentor está mal instalado ou desgastado, é possível ocorrer o vazamento do óleo de câmbio para a região da embreagem, este óleo contamina o revestimento e reduz o atrito entre o disco e o platô/volante devido a película de óleo presente entre os dois corpos.

Volante espelhado

O volante possui rugosidade para ocorrer o atrito entre ele e o disco de embreagem, quando essa rugosidade passa a ser mínima o atrito entre os corpos é menor.

O nome volante “espelhado” é devido a característica visual do material que fica tão polido e liso que assemelha-se a um espelho.

Confira nos vídeos abaixo como ocorre a embreagem patinando.

Como estancar o vazamento de óleo do câmbio? Canal da Peça

Embreagem patinando? Por que isso acontece? do canal Mira Embreagens

Crédito da foto de capa: Shutterstock

Créditos da matéria: Canal da Peça, Mira Embreagens

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Disco de Embreagem
Molas de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica