Como Funciona o Sistema de Escapamento do Motor Otto?

escapamento

Entenda tudo sobre o sistema de exaustão do veículo, desde a saída dos gases da câmara de combustão, até sua saída para atmosfera!

O sistema de escapamento, ou exaustão, do veículo é composto por componentes que tem o objetivo de expelir e filtrar os gases de escape do veículo.

Conheça todo o processo de filtragem dos gases de escape de um motor ciclo Otto, desde sua saída da câmara de combustão até sua eliminação na atmosfera.

Escapamento

É um dos principais componentes do motor, é ele quem garante o perfeito funcionamento do sistema, influenciando na eficiência e no ronco do motor.

O sistema de escapamento é responsável por coletar e expelir os gases tóxicos de maneira menos nociva para o meio ambiente, construído em 3 etapas: coletor de escape, catalisador e silenciador intermediário e traseiro, este sistema elimina boa parte dos gases nocivos a saúde do meio ambiente.

Veja Também:

Coletores de Escape: Tudo Que Você Precisa Saber!

Defeito no Catalisador Afeta o Meio Ambiente e o Seu Bolso

Cada etapa elimina algum tipo de poluição, abaixo explicaremos a função de cada um dos componentes, seguindo a ordem do sistema.

Coletor de Escape

É o componente responsável por coletar os gases de escape de cada um dos cilindros e unificar em apenas um único duto.

Coletor de Escape da Ferrari 312 (1967)
Coletor de Escape da Ferrari 312 (1967)

Fonte: FlatOut

O coletor de escape é uma das peças mais complicadas de serem projetadas, isso porque esse componente tem a função de eliminar qualquer tipo de interferência negativa entre as saídas dos cilindros.

A única interferência é a de depressão nos cilindros gêmeos, ou seja, enquanto um dos cilindros está eliminando os gases de escape, o cilindro gêmeo a esse sofre uma depressão em seu duto, ajudando a eliminar os gases quando a válvula de escape do mesmo é aberta.

Confira no vídeo abaixo este fenômeno.

Teste do coletor de escape do canal Expert Racing Parts

Além deste fenômeno, o coletor de escape é projetado para ter a menor perda de carga possível, garantindo menor trabalho do pistão na hora da exaustão, ou seja, maior potência no motor.

Catalisador

O conversor catalítico ou catalisador é um dispositivo que tem como finalidade tratar os gases de escape por meio de uma reação química.

A combustão completa do combustível tem como produto apenas CO2 e H2O, porém isso não ocorre na realidade.

A combustão incompleta tem como resultado diversos gases nocivos a saúde do meio ambiente e do ser humano, como o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (compostos de carbono e hidrogênio) como por exemplo o C2H6 e os óxidos de nitrogênio (NOx).

Mecanismo do Catalisador
Mecanismo do Catalisador

Fonte: AE Classic

O catalisador tem a função de reter estas moléculas em sua superfície composta por paládio, ródio, platina ou molibdênio, materiais que possuem a característica de reter estes gases, diminuindo a força entre as ligações e fazendo com que elas se liguem com moléculas de hidrogênio e oxigênio, gerando gás carbônico (CO2), água (H2O), oxigênio O2 e nitrogênio (N2).

2 CO(g) + 2 NO(g) → 2 CO2(g) + 1 N2(g)
2 CO(g) + 1 O2(g) → 2 CO2(g)
2 C2H6(g) + 7 O2(g) →4 CO2(g) + 6 H2O(v)
2 NO2(g) +4 CO(g) →1 N2(g) + 4 CO2(g)
2 NO2(g) →1 N2(g) + 2 O2(g)
2 NO(g) →1 N2(g) + 1 O2(g)

Fonte: Brasil Escola

Para isso, o catalisador realiza a divisão das moléculas, para posterior reação com outro elemento, como apresentado acima.

Saiba como funciona o catalisador do canal Rogério Souza

Silenciador

Assim como os demais, este componente também atua na redução da poluição, mas desta vez sonora.

O silenciador possui um sistema que faz o tratamento do ruído emitido pelo motor para que seja atenuado e dissipado no sistema de silenciador.

Para isso, este componente conta com 3 câmaras de expansão e uma que corresponde ao ressonador de Helmholtz.

Antes do gás de escape sair pelo escapamento, ele percorre altas distâncias e sua grande maioria é no silenciador, perdendo carga e emitindo menos ruído na saída.

Confira no vídeo abaixo como funciona o silenciador do veículo.

Como funciona o silenciador do carro do canal Clinton TV Online

Escapamento e Catalisador do canal HorsePowerBrasil

Créditos da foto de capa: Milltek Sport

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Coxins do motor
Pastilha de freios
Filtro de ar
Tuchos & Varetas
Carburador
Amortecedores

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica