Entenda tudo sobre o sistema de exaustão do veículo, desde a saída dos gases da câmara de combustão, até sua saída para atmosfera!
O sistema de escapamento, ou exaustão, do veículo é composto por componentes que tem o objetivo de expelir e filtrar os gases de escape do veículo.
Conheça todo o processo de filtragem dos gases de escape de um motor ciclo Otto, desde sua saída da câmara de combustão até sua eliminação na atmosfera.
Escapamento
É um dos principais componentes do motor, é ele quem garante o perfeito funcionamento do sistema, influenciando na eficiência e no ronco do motor.
O sistema de escapamento é responsável por coletar e expelir os gases tóxicos de maneira menos nociva para o meio ambiente, construído em 3 etapas: coletor de escape, catalisador e silenciador intermediário e traseiro, este sistema elimina boa parte dos gases nocivos a saúde do meio ambiente.
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Cada etapa elimina algum tipo de poluição, abaixo explicaremos a função de cada um dos componentes, seguindo a ordem do sistema.
Coletor de Escape
É o componente responsável por coletar os gases de escape de cada um dos cilindros e unificar em apenas um único duto.
Fonte: FlatOut
O coletor de escape é uma das peças mais complicadas de serem projetadas, isso porque esse componente tem a função de eliminar qualquer tipo de interferência negativa entre as saídas dos cilindros.
A única interferência é a de depressão nos cilindros gêmeos, ou seja, enquanto um dos cilindros está eliminando os gases de escape, o cilindro gêmeo a esse sofre uma depressão em seu duto, ajudando a eliminar os gases quando a válvula de escape do mesmo é aberta.
Confira no vídeo abaixo este fenômeno.
Teste do coletor de escape do canal Expert Racing Parts
Além deste fenômeno, o coletor de escape é projetado para ter a menor perda de carga possível, garantindo menor trabalho do pistão na hora da exaustão, ou seja, maior potência no motor.
Catalisador
O conversor catalítico ou catalisador é um dispositivo que tem como finalidade tratar os gases de escape por meio de uma reação química.
A combustão completa do combustível tem como produto apenas CO2 e H2O, porém isso não ocorre na realidade.
A combustão incompleta tem como resultado diversos gases nocivos a saúde do meio ambiente e do ser humano, como o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (compostos de carbono e hidrogênio) como por exemplo o C2H6 e os óxidos de nitrogênio (NOx).
Fonte: AE Classic
O catalisador tem a função de reter estas moléculas em sua superfície composta por paládio, ródio, platina ou molibdênio, materiais que possuem a característica de reter estes gases, diminuindo a força entre as ligações e fazendo com que elas se liguem com moléculas de hidrogênio e oxigênio, gerando gás carbônico (CO2), água (H2O), oxigênio O2 e nitrogênio (N2).
2 CO(g) + 2 NO(g) → 2 CO2(g) + 1 N2(g)
2 CO(g) + 1 O2(g) → 2 CO2(g)
2 C2H6(g) + 7 O2(g) →4 CO2(g) + 6 H2O(v)
2 NO2(g) +4 CO(g) →1 N2(g) + 4 CO2(g)
2 NO2(g) →1 N2(g) + 2 O2(g)
2 NO(g) →1 N2(g) + 1 O2(g)
Fonte: Brasil Escola
Para isso, o catalisador realiza a divisão das moléculas, para posterior reação com outro elemento, como apresentado acima.
Saiba como funciona o catalisador do canal Rogério Souza
Silenciador
Assim como os demais, este componente também atua na redução da poluição, mas desta vez sonora.
O silenciador possui um sistema que faz o tratamento do ruído emitido pelo motor para que seja atenuado e dissipado no sistema de silenciador.
Para isso, este componente conta com 3 câmaras de expansão e uma que corresponde ao ressonador de Helmholtz.
Antes do gás de escape sair pelo escapamento, ele percorre altas distâncias e sua grande maioria é no silenciador, perdendo carga e emitindo menos ruído na saída.
Confira no vídeo abaixo como funciona o silenciador do veículo.
Como funciona o silenciador do carro do canal Clinton TV Online
Escapamento e Catalisador do canal HorsePowerBrasil
Créditos da foto de capa: Milltek Sport
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