Conheça as edições do Volkswagen Gol que fizeram presença nas edições da Copa do Mundo! Confira nesta matéria o icônico Gol Copa 82.
O Volkswagen Gol Copa 82 surgiu em 1982 como uma edição especial para comemorar o ano de Copa do Mundo, foi produzido apenas 3.000 unidades do modelo e era possível adquiri-lo apenas na cor Azul Copa Metálico.
Veja Também:
Como Trocar a Correia Dentada do Gol 1.0 16v
VW Gol 1.0 16v Não Funciona. Qual Será o Problema?
O carro
O Volkswagen Gol teve sua origem no ano de 1980, seu design era moderno e arrojado para época, possuía um motor boxer que contava com 42 cv de potência e 9,2 kfg.m de torque.
O único ponto que não agradava no carro era seu 0 – 100 km/h que era cumpria em 22 segundos, além de sua velocidade máxima não chegava aos 130 km/h.
Em 1981 foi lançado a versão 1.6 do Gol, este motor possuía carburação dupla, o aumento de sua cilindrada em conjunto com a carburação dupla garantiam os seus 51 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque.
Fonte: Flatout
Este ícone fazia de 0 a 100 km/h em apenas 15,4 segundos e sua velocidade máxima chegava a 143 km/h.
O Gol Copa 82 contava com a versão mais potente do motor, ou seja, contava com motor projetado no ano anterior, isso fez com que o carro ficasse mais visado e desejado devido o desempenho que entregava.
Fonte: Flatout
Itens externos
O Gol Copa 82 fez jus a sua edição especial, ele vinha acompanhado de um conta-giros no painel, roda de liga leve e farol de milha.
Fonte: G1
Na frente é possível ver o 1.6 escrito na grade dianteira indicando o motor que o acompanha, os faróis de milha e que encontram-se na parte inferior do veículo, suas rodas de liga leve e o friso que possuía escrito “COPA” na parte mais próxima da roda traseira.
Fonte: Estadão
Na traseira é possível ver que há uma bola, fazendo referência a Copa do Mundo, logo após o GOL.
Fonte: Estadão
Além do logo, é possível ver escrito “COPA” no vidro traseiro encerrando assim suas características externas, reforçando, era vendido apenas na cor Azul Copa Metálico.
Itens internos
A primeira coisa a ser reparada é o seu painel completo que possuía contador de giros, relógio e o hodômetro parcial.
Fonte: Flatout
Seu volante era o mesmo que equipava o Passat TS, o mesmo que veio a equipar o Gol GT em 1984.
Fonte: Estadão
Além do volante e do painel do motorista, o Gol possuía em seu painel a escrita “GOL⚽” assim como o logo presente no final do veículo.
Fonte: Flatout
Apesar de tudo o que o carro apresentou, os dois itens mais chamativos e que mais agradam o público são sem dúvida a manopla do câmbio que foi feita para lembrar uma bola de futebol e o manual do veículo que no lugar do “o” apresentava uma bola de futebol.
Fonte: Estadão
Fonte: Estadão
Comercial Volkswagen Gol Copa 1982 do canal AutoGallardo.com
Créditos de Foto de Capa do Blog: Estadão
Créditos de Matéria: Flatout, Exame, Estadão, Autogallardo
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Turbinas
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento