Especial brasileiros: história do Gol Copa de 1994

gol copa divulgação vw

Conheça uma das edições do Volkswagen Gol que para a comemoração da Copa do Mundo. Nesta matéria vamos falar do Gol Copa 94.

A segunda edição comemorativa do Gol para a Copa do Mundo, surgiu 1994, foram produzidas apenas 6.000 unidades do modelo e era possível adquiri-lo em uma cor parecida com o do modelo de 82, chamada Azul Celeste.

Veja Também:

Montagem do bloco do VW Gol 1.0 8V

VW Gol G5 Falhando?

O carro

O Gol Copa de 1994 não foi nem de longe inovador para sua época como foi o modelo de 1982, porém tinha seu charme e detalhes que faziam a diferença para o propósito do carro.

Gol Copa 94!
Gol Copa 94!

Fonte: Patetas

Um dos motivos da “pisada na bola” do modelo do Gol de 94, foi sua fraca motorização 1.6 de apenas de 80 cv a 5.600 rpm e 12,7 kgf.m a 2.600 rpm, números não muito agradáveis para um hatch equipado com pneus mais largos como 185/70 e de aro 14, pensado justamente para poder ter melhor desempenho em curvas.

Motor AP 1.6
Motor AP 1.6 do GOL COPA!

Fonte: Salão do Carro

Esse modelo foi praticamente um adeus ao modelo de geração desta carroceria que equipava o Gol, que logo mudaria após a copa do mundo.

Itens externos

Podia-se se notar de cara o aerofólio e as lanternas fumês do primo rico GTI que foram herdadas e usadas neste modelo “Copa”, além disso os faróis de milha de longo alcance completavam o visual.

GOL COPA 94
GOL COPA 94!

Fonte: Carros da Web

Itens internos

O modelo era equipado com um revestimento bem sofisticado, porém sóbrio de coloração cinza que era usado no revestimento das portas, os bancos tinham um toque de modernidade e tendência que estava em alta na época e utilizava encostos de cabeças vazados.

Interior GOL COPA 94!
Interior GOL COPA 94!

Fonte: Quatro Rodas

O conta-giros estava presente novamente para o monitoramento da rotação do motor, um diferencial que agregava e dava um toque requintado e era totalmente funcional para economizar o combustível e preserva a vida útil do motor.

Confira a entrevista feita pelo canal Auto Ranking que conta um pouco mais sobre o GOL COPA de 94!

Créditos de Foto de Capa do Blog: divulgação Volkswagen

Créditos de Matéria: autoranking, Quatro Rodas , carros da web, salão do carro & patetas

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica