Especial Brasileiros: História do Gol Copa de 2002

Especial Brasileiros: História do Gol Copa de 2002

A VW segue uma tradicional linha de edições especiais do modelo Gol para a Copa do Mundo. Confira mais sobre a edição da Copa do Mundo de 2002.

O Volkswagen Gol Copa do ano de 2002 surgiu como uma edição especial para comemorar a Copa do Mundo, como já havia ocorrido em 1982 e 1994, foi produzido apenas 15.000 unidades do modelo 2002.

Outra diferença é que em vez da VW apostar na sazonalidade e na nomenclatura “Copa” como usou nas edições anteriores, nessa versão, utilizaram o nome “Sport”.

Diferente das edições anteriores, era possível adquiri-lo nas cores: Amarelo Solar, Prata Reflex, Azul Mercato, Verde Brunei, Branco Cristal, Azul Indigo e Vermelho Coral.

Veja Também:

Montagem do bloco do VW Gol 1.0 8V

VW Gol G5 Falhando?

O Carro

Provavelmente, a VW não esperava o sucesso da seleção na Copa de 2002, portanto, dentre as três versões lançadas especialmente para a Copa, o de comemoração do ano de 2002 recebeu as menores modificações estéticas realizadas dentre as três.

Gol Sport 2002
Gol Sport 2002

Fonte: G1

Apesar de seu nome com apelo esportivo, o carro não entregava o prometido, seu motor era 1.0 16v e tinha apenas 76 cv de potência a 6.000 rpm e 9,7 kgfm de torque a 4.500 rpm, números que não representavam o esperado no carro.

Motor 1.0 16v do Gol Sport 2002
Motor 1.0 16v do Gol Sport 2002

Fonte: Patetas Blog

Este foi o primeiro Gol edição especial de Copa do Mundo após mudança na carroceria em 1995 que deixou o visual do carro conhecido como Gol “Bola – G3”.

Itens Externos

Por fora era possível ver os faróis de milha, suas calotas com design renovado, aerofólios traseiros e os adesivos presente na lateral e na tampa do porta-malas. Itens já conhecidos da versão 1.0 16v Turbo.

Gol Sport 2002
Gol Sport 2002

Fonte: Patetas Blog

Itens Internos

Por dentro era possível encontrar as mesmas coisas de sempre, única modificação que ocorreu foi a presença do logo Sport no volante do carro.

Painel do Gol Sport 2002
Painel do Gol Sport 2002

Fonte: Salão do Carro

Para compensar a falta de personalidade, os itens de série que vinham com o carro não eram tão comuns na época, o Gol Sport 2002 recebia rádio com CD player, antena de teto e o banco do motorista permitia ajustes de altura. Os opcionais contavam com airbags, retrovisores elétricos e ar-condicionado.

Confira o comercial do Gol Sport 2002 do acervo de Danilo Rodrigues

Créditos da Foto de Capa do Blog:

Créditos da Matéria: G1, Patetas Blog

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica