Faróis e lentes: qual a hora certa de trocar?

Qual a hora certa de trocar os faróis?

O foco da iluminação do carro não é mais o mesmo? Fique atento a conservação das lentes dos faróis.

Os sistemas de iluminação automotiva são de grande importância para a segurança no trânsito, sendo o funcionamento adequado dependente de boas práticas de manutenção, incluindo a escolha criteriosa dos componentes quando substituições se tornam necessárias.

Segundo Carlos Moura, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da ARTEB, no caso dos faróis, um dos principais indícios de que há necessidade de troca está na opacidade das lentes plásticas. Essa irregularidade, caracterizada pelo amarelamento das lentes, reduz o volume de luz, deforma as projeções luminosas e altera a cor da luz emitida. A causa desta opacidade é decorrente da exposição prolongada à radiação solar, um problema intensificado por sujeira e poluição. Os efeitos incluem menor visibilidade ao motorista e ofuscamento aos outros condutores.

Farol amarelado fosco

As lentes de farol em policarbonato sofrem desgaste
prejudicando visibilidade – Divulgação

Veja Também:

OSRAM Lança Lâmpadas de LED Multicor para Uso Automotivo

Luz e Farol: Você Usa Corretamente?

Ao fazer a substituição o consumidor deve se atentar à boa procedência, tanto dos faróis quanto das lâmpadas. “Faróis de má procedência, produzidos sem uma sólida estrutura de engenharia, constituem uma falsa economia, porque o baixo custo é, quase sempre, sinônimo de pouca durabilidade. E quanto às lâmpadas, a má procedência pode resultar tanto em queima repentina quanto em derretimento e/ou degradação de componentes internos por potência elétrica fora do padrão”, revela.

Quanto à limpeza, especialmente das lentes, deve-se utilizar água corrente e, se necessário, a utilização de pano macio, umedecido com sabão neutro. Produtos abrasivos ou de procedência duvidosa devem ser evitados.

Jeitinho brasileiro

Muitos condutores com problemas nas lentes acrílicas ou de policarbonato dos faróis, recorrem a serviços de polimento das lentes para economizar a troca da peça completa. O problema é o polimento apenas adia o inevitável, pois os microporos da superfície da lente, são amenizados com o polimento e acabam preenchidos com o produto utilizado no polimento.

A solução apesar de devolver o tom cristalino para as lentes, ainda mantém o amarelado e a duração do aspécto é de cerca de três a seis meses, sendo necessário um novo trabalho. A economia inicial acaba virando prejuízo a curto prazo.

Confira a seguir um faról com problemas que está muito além da lente amarelada com o pessoal da Veneto Studio

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Lâmpadas
Farol
Vidros Elétricos
Fusíveis e Chicotes
Atuadores e Sensores
Lanternas

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica