Filtro de Ar Esportivo Gera Mais Potência?

MITO OU VERDADE: FILTRO ESPORTIVO GERA MAIS POTÊNCIA

Será que substituir o filtro de ar original por um filtro de ar esportivo realmente garante mais performance? Mito ou verdade?

O ar é essencial para a combustão, junto com o combustível, a mistura é responsável por colocar o motor em funcionamento. Portanto, o que o senso comum nos fala é: quanto mais ar e mais combustível, melhor. Porém isso não é uma verdade absoluta.

No mundo da performance, alternativas para melhorias no desempenho do veículo estão sempre em pauta. Será que o filtro de ar esportivo é uma delas?

Muitas pessoas acreditam que o primeiro passo é substituir o filtro de ar original do veículo por um filtro de ar esportivo, assim o motor pode admitir um maior fluxo de ar e como consequência pode ter um melhor desempenho.

Veja Também:

Veja Quais Cuidados Devemos Ter Com o Filtro Esportivo!

Carro Está Bebendo Muito? Atenção ao Filtro de Ar!

Mito ou verdade? Filtro esportivo gera mais potência do Canal da Peça

Há alguns motivos para que apenas a troca do filtro comum pelo esportivo não gerar mais potência. Segundo apurado pela Garagem 360, um estudo realizado pelo Centro Universitário Newton Paiva constatou que, em um carro com injeção eletrônica, apesar de o filtro esportivo permitir maior fluxo de ar na entrada da TBI, a própria central realiza a leitura e fecha parcialmente a borboleta do motor para compensar esse fluxo maior.

Isso acontece porque a central original foi programada para trabalhar com o volume de ar que é admitido com o filtro original, porém, em alguns carros, dependendo do modelo de filtro esportivo e calibração da central, há ganho de potência como mostramos a seguir.

Veja o teste de ar de filtros esportivos no dinamômetro sem nenhum ajuste a mais com o canal Alta RPM

Para que o ganho seja maior, tanto a central eletrônica quanto um carburador, precisam de ajustes para que, forneçam um volume maior de mistura na câmara de combustão.

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Correias
Filtro de ar
Polias
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica