Entenda o motivo do câmbio de dupla embreagem estar desaparecendo de alguns fabricantes! Descubra o que levou a esta decisão.
Os câmbios de dupla embreagem são tidos como um dos mais rápidos já desenvolvidos com ampla aplicação nos veículos, mas isso não é o suficiente para manter esta tecnologia tão presente no mercado por muito mais tempo.
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Este tipo de câmbio foi primeiramente desenvolvido para câmbios manuais e posteriormente adaptado para câmbios automatizados.
Fonte: Engeneering Insider
Devido algumas características deste câmbio as montadoras estão voltando para o conversor de torque e diminuindo a presença da dupla embreagem em seus veículos.
Confira a seguir os motivos que estão levando as montadoras a pensar duas vezes a respeito do câmbio de dupla embreagem.
Aceleração
A partir dos gráficos (velocidade e aceleração) apresentados abaixo é possível tirar algumas conclusões a respeito do câmbio de dupla embreagem.
Fonte: Best Cars
O gráfico acima apresenta a comparação de velocidade e rotação de um veículo equipado com o sistema de dupla embreagem e o mesmo equipado com sistema de conversor de torque.
Analisando os valores obtidos é possível perceber que o conversor de torque consegue atingir os 100 km/h cerca de 1,1 segundo a menos que o veículo equipado com a dupla embreagem.
Fonte: Best Cars
Isso acontece porque o conversor de torque consegue atingir maiores acelerações logo no inicio do teste, garantindo que nos primeiros 1,8 segundos o sistema se sobressaia perante ao câmbio de dupla embreagem, como apresentado no gráfico acima.
Troca de marchas em situação de retomada
Em situações de retomada ou ultrapassagem é muito comum “pular” marchas na hora da redução, ou seja, trocar de quinta para terceira, quarta para segunda e assim por diante.
O comportamento do sistema de dupla embreagem possui uma resposta muito rápida para marchas que não utilizam o mesmo eixo (comparação realizada nos gráficos abaixo), ou seja, uma troca de marchas pares para ímpares, mas falha quando a situação é diferente.
Fonte: Best Cars
Fonte: Best Cars
Situação essa que não ocorre com o conversor de torque, o tempo de troca é muito parecido em condições diferentes devido seu sistema possuir um eixo único de troca.
Apesar da dupla embreagem ter um rendimento maior que o sistema de conversão de torque, os motivos acima apresentados juntamente com os problemas crônicos que o câmbio apresenta estão fazendo as montadoras voltarem atrás neste projeto.
Confira no vídeo abaixo os motivos que levaram as montadoras voltarem para o conversor de torque.
A verdade sobre os câmbios de dupla embreagem! do canal Rafael Videos
Crédito da foto de capa: Nomadcar
Créditos da matéria: Bompreço Auto peças, Best Car, Best Car
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