Será o Fim da Dupla Embreagem?

será o fim da dupla embreagem

Entenda o motivo do câmbio de dupla embreagem estar desaparecendo de alguns fabricantes! Descubra o que levou a esta decisão.

Os câmbios de dupla embreagem são tidos como um dos mais rápidos já desenvolvidos com ampla aplicação nos veículos, mas isso não é o suficiente para manter esta tecnologia tão presente no mercado por muito mais tempo.

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Este tipo de câmbio foi primeiramente desenvolvido para câmbios manuais e posteriormente adaptado para câmbios automatizados.

Dupla Embreagem X Conversor de Torque
Dupla Embreagem x Conversor de Torque

Fonte: Engeneering Insider

Devido algumas características deste câmbio as montadoras estão voltando para o conversor de torque e diminuindo a presença da dupla embreagem em seus veículos.

Confira a seguir os motivos que estão levando as montadoras a pensar duas vezes a respeito do câmbio de dupla embreagem.

Aceleração

A partir dos gráficos (velocidade e aceleração) apresentados abaixo é possível tirar algumas conclusões a respeito do câmbio de dupla embreagem.

Gráfico de Velocidade Dupla Embreagem VS Conversor de Torque (No Mesmo Veículo)
Gráfico de Velocidade Dupla Embreagem VS Conversor de Torque (No Mesmo Veículo)

Fonte: Best Cars

O gráfico acima apresenta a comparação de velocidade e rotação de um veículo equipado com o sistema de dupla embreagem e o mesmo equipado com sistema de conversor de torque.

Analisando os valores obtidos é possível perceber que o conversor de torque consegue atingir os 100 km/h cerca de 1,1 segundo a menos que o veículo equipado com a dupla embreagem.

Gráfico de Aceleração Dupla Embreagem VS Conversor de Torque (No Mesmo Veículo)
Gráfico de Aceleração Dupla Embreagem VS Conversor de Torque (No Mesmo Veículo)

Fonte: Best Cars

Isso acontece porque o conversor de torque consegue atingir maiores acelerações logo no inicio do teste, garantindo que nos primeiros 1,8 segundos o sistema se sobressaia perante ao câmbio de dupla embreagem, como apresentado no gráfico acima.

Troca de marchas em situação de retomada

Em situações de retomada ou ultrapassagem é muito comum “pular” marchas na hora da redução, ou seja, trocar de quinta para terceira, quarta para segunda e assim por diante.

O comportamento do sistema de dupla embreagem possui uma resposta muito rápida para marchas que não utilizam o mesmo eixo (comparação realizada nos gráficos abaixo), ou seja, uma troca de marchas pares para ímpares, mas falha quando a situação é diferente.

Troca da Sexta Marcha para a Terceira com o Câmbio de Dupla Embreagem
Troca da Sexta Marcha para a Terceira com o Câmbio de Dupla Embreagem

Fonte: Best Cars

Troca da Sétima Marcha para a Terceira com o Câmbio de Dupla Embreagem
Troca da Sétima Marcha para a Terceira com o Câmbio de Dupla Embreagem

Fonte: Best Cars

Situação essa que não ocorre com o conversor de torque, o tempo de troca é muito parecido em condições diferentes devido seu sistema possuir um eixo único de troca.

Apesar da dupla embreagem ter um rendimento maior que o sistema de conversão de torque, os motivos acima apresentados juntamente com os problemas crônicos que o câmbio apresenta estão fazendo as montadoras voltarem atrás neste projeto.

Confira no vídeo abaixo os motivos que levaram as montadoras voltarem para o conversor de torque.

A verdade sobre os câmbios de dupla embreagem! do canal Rafael Videos

Crédito da foto de capa: Nomadcar

Créditos da matéria: Bompreço Auto peças, Best Car, Best Car

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