Entenda nesta matéria todos os pontos que tornam o fluido de freio um dos componentes de segurança mais importante dos veículos.
O fluido de freio nada mais é que um fluido hidráulico responsável por transmitir a pressão positiva, criada quando o condutor aciona o pedal do freio, do cilindro mestre até a pinça de freio, gerando a força necessária para que os pistões se desloquem e as pastilhas (ou lonas) pressionem o disco de freio (ou tambor de freio), gerando o atrito necessário para parar o movimento do veículo.
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A norma que classifica os diferentes tipos de fluido de freio é feita pelo US Departament of Transportation (Ministério de Transportes dos Estados Unidos).
Fonte: Vrum
O fluido de freio é composto por uma série de aditivos que deslocam o ponto de ebulição do fluído para temperaturas mais altas, permitindo que os mesmos trabalhem em altas temperaturas sem perderem pressão na linha e entregando máxima segurança para os passageiros do veículo.
Fonte: Youtube
A principal dificuldade que encontra-se hoje é tornar o fluído de freio hidrófobo (repele a umidade), apenas os fluidos a base de silicone possuem esta característica.
Os fluídos a base de glycol são higroscópicos e tendem a absorver a umidade presente na atmosfera, esta umidade faz com que o rendimento do fluido e seu ponto de ebulição diminua significativamente.
Confira abaixo as características de cada um dos fluidos de freio:
Classificação do Fluido | Ponto de Ebulição – Fluído Seco | Ponto de Ebulição – Fluido Contaminado Com Umidade |
DOT 3 | 205°C | 140°C |
DOT 4 | 230°C | 155°C |
DOT 5 – Base de Silicone | 260°C | 180°C – Base de Silicone |
DOT 5.1 | 270°C | 190 C |
Fonte: Trator Bel
Confira nos vídeos abaixo qual a importância da manutenção do fluido de freio e como validar as condições de trabalho pela umidade do fluido hidráulico.
Fluido de freio , trocar ou completar ? do canal DICAS AUTOMOTIVAS WRA
Caneta de teste de fluido de freios do canal Arom Mais
Quais são as diferenças entre fluido de freio: DOT 3, DOT 4 E DOT 5.1 do Canal da Peça
Crédito da foto de capa: Carmudi Insider
Crédito da matéria: Trator Bel
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