Dot 3, 4, 5 ou 5.1? Qual o Fluido de Freio correto?

Fluido de Freio, DOT3, DOT4, DOT5 e DOT5.1,

Tome muito cuidado na hora da escolha do fluido de freio, apesar de alguns deles usarem a mesma base para produção, completar ou trocar requer cuidados para não misturá-los.

O DOT é uma norma criada nos Estados Unidos que definiu o que utilizamos hoje de referência para indicar os tipos de fluídos de freio, sua classificação está ligada diretamente à capacidade e ponto de ebulição.

​DOT significa “Department Of Transportation” é um órgão nos Estados Unidos e que junto a SAE – Society of Automotive Engineers, criaram as certificações do fluido de freio: DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1.

Os fluidos de freio DOT 3, 4 e 5.1 utilizam a mesma base de polietilenoglicol que é utilizado tanto para fluidos convencionais quanto sintéticos, a diferença está no tratamento químico desta base para que sejam adicionadas algumas características, como anticorrosão e antiespumante.

Os fluidos de mesma base são DOT 3, 4 e 5.1 e são compatíveis, além de não agredirem as borrachas das mangueiras. Estas mangueiras podem sofrer apenas quando há uma quebra de cadeia de moléculas dos aditivos, que pode prejudicar suas características de pH e viscosidade, isso pode acontecer por contaminação do fluido.

Base de silicone

O fluido de freio DOT 5 utiliza silicone como base e não é compatível com os outros fluidos, seria como “misturar água e óleo”, caso misture acidentalmente os fluidos, será necessário trocar todo o fluido do sistema.

Características do fluido de freio:

  • Incompressível em função da temperatura
  • Evitar corrosão e Não agredir mangueiras

Composição:

  • DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1 – base óleos minerais + glicol (álcool solvente) – absorvem água.
  • DOT5 – Base silicone (Polímero de Grande Estabilidade Térmica) – não absorve água.

Durabilidade:

Com o uso, o fluido absorve a umidade do ambiente, o que reduz sua vida útil.

Veja Também:

Veja o que acontece se você dirigir um carro sem óleo!

Freio ABS: Tudo o que você precisa saber

A quilometragem não influenciará tanto na condição do fluido de freio, porém a idade, sim. Portanto, se o carro rodou 1000 quilômetros ou 70 mil quilômetros, o ideal é que ele seja substituído a cada dois anos. Consulte o manual do proprietário.

Resultados:

Ponto de Ebulição Ponto de Ebulição Contaminado (Água):

  • DOT 3 205 °C 140 °C
  • DOT 4 230 °C 155 °C
  • DOT 5 260 °C 180 °C
  • DOT 5.1 270 °C 190 °C

Mas afinal, qual utilizar?

A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.

Utilize fluidos de fabricantes consolidados ou fique atento aos selos SAE J1703, FMVSS 116 ou ISO 4925.

Utilize fluidos de freio com selos de autenticação SAE, ISO ou FMVSS

Para ver mais especificações desses fluidos, acesse a ficha técnica.

Fluidos para freios: DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1 do Canal da Peça

Veja qual a diferença de um fluido de freio certificado e o que significa cada tipo! Confira o teste do fluido!

Crédito da foto de capa: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Freios
Motor
Fluidos de Freio
Disco de Freios
Pastilhas de Freios
Cilindros de Roda e Mestre

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica