Está pensando em adquirir um VW Jetta TSi? Veja a seguir algumas dicas importantes antes de fechar negócio
O Jetta começou a ser vendido no Brasil oficialmente em sua quarta geração, importado do México com o nome Bora e era equipado com o conhecido motor 2.0 de 8v. Na sua sexta geração, ele chegou exclusivamente com câmbio tiptronic e motor de aspiração natural com cinco cilindros 2.5, que gerava 170 cv.
Na sexta geração, a Volkswagen inovou, adotando duas motorizações, o 2.0 8v tradicional e o motor EA888 2.0 16v com turbo, injeção direta e câmbio DSG.
O VW Jetta TSi se destacou desde seu lançamento, quando o equivalente a ele em porte e potência era o Honda Civic Si, o Volkswagen despejava torque e potência, superando a expectativa de um sedã médio familiar.
O Jetta possui 4,64 m de comprimento, entre-eixos de 2,65 m. Sua versão Highline 2.0 TSi entrega 200 cv a 5100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1700 rpm, movido à gasolina, com câmbio DSG de 6 marchas, acelerando de 0-100 km/h em 7,3 segundos e com velocidade máxima declarada de 238 km/h.
O Jetta Highline possui rodas aro 17, teto-solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e aquecimento, controle de estabilidade, ar-condicionado digital, bancos em couro, sensor crepuscular e sensor de chuva. Sem dúvida uma ótima opção entre os usados, porém quando um veículo top de linha entra para a lista dos mais procurados entre os usados, há pontos relevantes para serem observados.
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Defeitos comuns do motor VW TSi
A partir do segundo semestre de 2013, o Jetta TSi 2.0 passa a ter 211 cv (modelo 2014) com a atualização de componentes do motor e software e em 2015, ele passa por uma leve reestilização. Ao todo, entre 2011 e 2020, o Jetta possui 9 recalls e você pode consultar se o veículo precisa passar por algum recall no site da Volkswagen. Veja a seguir mais alguns pontos de atenção:
DSG: O câmbio possui dupla embreagem banhada a óleo e deve-se realizar a troca do óleo a cada 60 mil quilômetros ou três anos.
Veja o que acontece quando não é feita a troca do óleo do câmbio DSG no período correto
Suspensão: Por conta das condições das ruas, as bieletas, buchas de bandeja e batentes costumam apresentar problemas e desgaste.
Motor: Fique atento às trocas de corrente de comando e esticadores, dê preferência para veículos que possuem esticador original VW. Verifique se o motor passou por descarbonização recente, um problema frequente em carros com injeção direta é a carbonização das válvulas. Retire a tampa do óleo e verifique se é visível borra de óleo no cabeçote o óleo deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou seis meses. Veja também se os coxins estão em bom estado. São 3 coxins: um de motor e dois de câmbio, é indicado que os coxins sejam originais VW segundo o Lucas da Kajotagarage. Verifique também fissuras na correia de acessórios.
Veja a seguir mais dicas do Lucas da Kajota Garage, especializada em Volkswagen
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