VW Jetta TSi 2.0: o que verificar antes da compra?

Guia de compra VW Jetta TSi 2.0

Está pensando em adquirir um VW Jetta TSi? Veja a seguir algumas dicas importantes antes de fechar negócio

O Jetta começou a ser vendido no Brasil oficialmente em sua quarta geração, importado do México com o nome Bora e era equipado com o conhecido motor 2.0 de 8v. Na sua sexta geração, ele chegou exclusivamente com câmbio tiptronic e motor de aspiração natural com cinco cilindros 2.5, que gerava 170 cv.

Na sexta geração, a Volkswagen inovou, adotando duas motorizações, o 2.0 8v tradicional e o motor EA888 2.0 16v com turbo, injeção direta e câmbio DSG.

O VW Jetta TSi se destacou desde seu lançamento, quando o equivalente a ele em porte e potência era o Honda Civic Si, o Volkswagen despejava torque e potência, superando a expectativa de um sedã médio familiar.

Passat TSI luz de injeção acessa

O Jetta possui 4,64 m de comprimento, entre-eixos de 2,65 m. Sua versão Highline 2.0 TSi entrega 200 cv a 5100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1700 rpm, movido à gasolina, com câmbio DSG de 6 marchas, acelerando de 0-100 km/h em 7,3 segundos e com velocidade máxima declarada de 238 km/h.

O Jetta Highline possui rodas aro 17, teto-solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e aquecimento, controle de estabilidade, ar-condicionado digital, bancos em couro, sensor crepuscular e sensor de chuva. Sem dúvida uma ótima opção entre os usados, porém quando um veículo top de linha entra para a lista dos mais procurados entre os usados, há pontos relevantes para serem observados.

Veja também:

Golf TSi 1.4: atenção ao câmbio DQ200

Defeitos comuns do motor VW TSi

A partir do segundo semestre de 2013, o Jetta TSi 2.0 passa a ter 211 cv (modelo 2014) com a atualização de componentes do motor e software e em 2015, ele passa por uma leve reestilização. Ao todo, entre 2011 e 2020, o Jetta possui 9 recalls e você pode consultar se o veículo precisa passar por algum recall no site da Volkswagen. Veja a seguir mais alguns pontos de atenção:

DSG: O câmbio possui dupla embreagem banhada a óleo e deve-se realizar a troca do óleo a cada 60 mil quilômetros ou três anos.

Veja o que acontece quando não é feita a troca do óleo do câmbio DSG no período correto

Suspensão: Por conta das condições das ruas, as bieletas, buchas de bandeja e batentes costumam apresentar problemas e desgaste.

Motor: Fique atento às trocas de corrente de comando e esticadores, dê preferência para veículos que possuem esticador original VW. Verifique se o motor passou por descarbonização recente, um problema frequente em carros com injeção direta é a carbonização das válvulas. Retire a tampa do óleo e verifique se é visível borra de óleo no cabeçote o óleo deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou seis meses. Veja também se os coxins estão em bom estado. São 3 coxins: um de motor e dois de câmbio, é indicado que os coxins sejam originais VW segundo o Lucas da Kajotagarage. Verifique também fissuras na correia de acessórios.

Veja a seguir mais dicas do Lucas da Kajota Garage, especializada em Volkswagen

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Filtro de ar
Pistões
Bicos Injetores
Bobinas de ignição

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica