Como saber a hora certa de trocar os amortecedores?

hora certa de trocar o amortecedor

Você sabe a hora certa de trocar o amortecedor do veículo? Conheça os sinais que a suspensão apresenta quando é necessária a troca do componente

Os amortecedores são parte do sistema de suspensão que é composto também por molas e batentes, estes, possuem resistência e maleabilidade.

Os batentes são responsáveis pelo contato entre a carroceria do veículo e molas e amortecedores, possuem construção feita em borracha maciça.

As molas, feitas em metal, tem o papel de copiar o desenho do asfalto, a estrutura e maleabilidade delas é essencial, pois em caso de baixa resistência, podem oscilar o veículo perigosamente a ponto de perder seu controle ou, se forem de alta resistência e baixa maleabilidade, podem provocar solavancos e transferir uma alta carga para a carroceria e batentes, provocando danos e rachaduras.

Onde os amortecedores entram nessa história?

Eles são responsáveis pelo controle de oscilação das molas. Essas oscilações, precisam de um controle externo para manter a estabilidade do veículo e nessa hora, entra a função dos amortecedores, que são responsáveis por manter as rodas em tempo integral em contato com o piso em que o carro circula.
A vida útil dos componentes depende de diversos fatores como a forma de condução, dos locais onde o veículo circula (cidade, estradas, terra, trilhas, etc) e estado de conservação do solo. A variação da vida útil pode ter mais de 120 mil quilômetros de diferença.

Veja Também:

Amortecedor a Óleo vs. Amortecedor a Gás

Amortecedores Mono e Bi Tubular: Entenda suas Diferenças!

Claro que tudo depende de manutenções preventivas. O sistema de suspensão funciona em conjunto com molas, buchas, coxins, barras e amortecedores, quando um dos componentes não está em bom estado, reflete diretamente no restante do conjunto.

As manutenções preventivas deste devem acontecer entre 30.000 e 50.000 km, caso seja constatado o defeito, realize a manutenção corretiva, que pode incluir o amortecedor e também peças em contato direto com ele.

Confira alguns sintomas de que os amortecedores precisam de substituição

Desgaste irregular dos pneus: se verificar o desgaste irregular ou prematuro dos pneus, há grandes chances de que amortecedores e outros componentes da suspensão precisem de manutenção.

Fim de curso: toda suspensão tem um limite de trabalho de altura e esse limite nunca é atingido com os componentes em bom estado e modo de condução normal do veículo. O fim de curso acontece quando esse limite de trabalho é alcançado.

Caso a suspensão do veículo atinja fim de curso nas menores irregularidades do terreno a chance do amortecedor estar comprometido é alta, o fim de curso ocorre pois o componente perdeu a capacidade de amortecer e amenizar o movimento das molas.

Freio: dificuldade na frenagem do veículo também pode ser um sinal de amortecedores com defeito. Como eles são responsáveis pelo contato dos pneus com o solo, o descontrole desse contato não permite a boa aderência dos pneus, consequentemente haverá problemas para parar o carro.

Traseira balançando: caso perceba a traseira do veículo “solta” e balançando, dificultando a dirigibilidade do veículo, há grande chances de que o problema seja no amortecedor traseiro, pois em seu estado de funcionamento comum, a inclinação e movimento são controlados, amenizando a sensação de imperfeições do solo.

Amortecedores Cofap
O sobre-esterço pode ocorrer devido problemas nos amortecedores – Foto: Shutterstock

Este problema é mais perceptível em curvas na qual o veículo tende a ser sobre esteçante.

Válvulas Limitadoras de Fluxo do Amortecedor
Válvulas Limitadoras de Fluxo do Amortecedor

Fonte: Moto X

Internamente, os amortecedores possuem válvulas, sua função de limitar a passagem do fluído hidráulico do amortecedor. Por desgaste ou danos que sofreram ao longo do tempo as válvulas perdem desempenho e começam a permitir a passagem do fluído hidráulico mais facilmente com o movimento constante do amortecedor.

Tem dúvida sobre o estado dos amortecedores? Faça o teste!

A Cofap possui uma lista de centros automotivos espalhados pelo Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. O Shocktester é um equipamento que faz o teste de amortecedores sem a necessidade de retira-los do veículo. Em apenas três minutos, você tem o diagnóstico em suas mãos. Confira qual centro automotivo que possui o equipamento é o mais próximo de você clicando aqui.

Confira no vídeo abaixo no canal do Fernando Figueredo o teste feito pelo Shocktester da Cofap

Veículo “puxando” para o lado

Este mal acontece devido a problemas de alinhamento da suspensão. É comum perder o ajuste da suspensão devido a componentes danificados por desgaste ou mesmo devido a carga que o sistema é submetido constantemente.

Alinhamento Cofap
O alinhamento é recomendado em casos como do veículo saindo com facilidade da trajetória – Foto: Shutterstock

Caso este problema ocorra, é aconselhável o alinhamento do veículo. O profissional deve verificar não só o ajuste, como também, os componentes da suspensão, pois apenas o alinhamento resolvera o problema momentaneamente porém o problema voltará, se houver desgaste em: molas, amortecedores, coxins buchas e batentes. Em boa parte das vezes, o amortecedor é o grande responsável pois ele e a mola de suspensão são os principais componentes do conjunto, recomenda-se a manutenção corretiva na peça.

Ruídos na suspensão

Este indício é comum e pode ter vários fatores para ocorrer. Sempre que a suspensão apresentar ruídos é necessário averiguar o local de origem dos barulhos.

Muitas vezes o ruído esta relacionado com o desgaste dos coxins e batentes, e o mal estado de conservação destes componentes, contribuem para a redução da vida útil do amortecedor. Confira no vídeo abaixo como detectar possíveis problemas no amortecedor do veículo.

Veja a seguir algumas dicas da hora certa de trocar os amortecedores com a Seiko Automotive

Veja também: 10 Dicas para a manutenção da suspensão Canal da Peça

Foto de capa: GetImages

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Amortecedores
Molas da Suspensão
Barra Estabilizadora
Batentes e Coxins
Bandeja Da Suspensão

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica