RAM 1500 TRX é a pickup mais rápida já produzida em série e se tornou indício de uma fatia de mercado pouco explorada.
Não existe oficialmente um segmento de “superpickups”, em referência aos supercarros, porém já a alguns anos o mercado de automóveis americano produz séries especiais de pickups com muita potência e, com certeza, não tem o intuito de carregar caixas de feira.
A Toyota Tundra, por exemplo, entrega 381 HP em um motor V8 5.7; a Nissan Titan possui 400 HP e utiliza um V8 5.0; a GMC Sierra 1500 entrega 420 HP com um V8 de 6.2 litros, assim como a Silverado 1500; a Ford F-150 não fica atrás e utiliza um V6 3.5 twin-turbo de 450 HP.
Nesse ranking acima, ainda persiste a Ram 1500 de 395 cv, porém sua versão “bombada” lembra os tempos da SRT V10.
Apresentada na versão Lauch Edition, a Ram 1500 TRX, apareceu como edição inaugural com apenas 702 unidades comercializadas e esse número tem um motivo.
Equipada com motor HEMI V8 6.2 e com compressor mecânico, ele entrega 702 HP (cerca de 711 cv) de potência e 89,9 kgfm de torque.
A superpickup entra em para uma pequena lista mundial de carros produzidos em série com mais de 700 cv. Para efeito de comparação, a pickup é 70 cv mais potente do que a versão EVO do Lamborghini Huracan.
Não é só potência, a Ram possui Head-up Display, rodas especiais e sistema de áudio Harman Kardon com 19 alto-falantes, painel de instrumentos revestido de couro.
São três opções de interior, incluindo tecido e vinil ou couro e camurça com detalhes vermelhos ou de fibra de carbono. Os novos bancos dianteiros têm apoios laterais aperfeiçoados e logotipos bordados. Também novo é o volante de base reta com assinatura da SRT.
“A nova Ram TRX define a referência para picapes de desempenho extremo e solidifica a posição da marca como líder de picapes off-road”, disse Mike Koval, chefe da marca Ram para a América do Norte.
Veja Também:
Como é Montado o Motor V8 Turbodiesel da BMW?
Pampa: a primeira picape nacional de pequeno porte 4×4!
Apesar do motor de superesportivo, a Ram é uma pickup que pode ser levada a enfrentar desafios offroad – com esse torque, deve ser possível mover dunas de areia – os para-lamas alargados escondem rodas aro 18×9 calçadas com enormes pneus 325/65 Goodyear Wrangler. A Ram TRX possui 20 cm a mais em sua largura se comparada às outras versões.
As marchas do câmbio TorqueFlite 8HP95 podem ser trocadas com paddle shifters em alumínio por trás do volante e os modos de condução incluem: Normal, Molhado/Neve, Off-road, Baja. Também há o botão de Lauch Control para arrancadas.
Para proteger o câmbio durante saltos – caso resolva participar de competições com monster trucks – foi adicionado o detector de saltos que identifica quando o veículo está no ar e controla o torque e seleção de marchas para um pouso tranquilo.
Modos dinâmicos de direção
A Ram TRX usa um software voltado a desempenho para pré-configurar e distinguir cinco modos dinâmicos – Automático, Esporte, Reboque, Neve e Personalizado – permitindo que os motoristas escolham uma configuração de veículo que atenda idealmente aos seus requisitos e às condições ambientais.
Suspensão
A suspensão dianteira independente possui amortecimento ativo e peças de alumínio de alta resistência para manter a durabilidade. No eixo traseiro, foi desenvolvido um sistema que produz maior curso das rodas (até 33 cm 40% a mais que nas outras 1500) sem reduzir a área de carga da caçamba.
A suspensão traseira da TRX também tem amortecimento ativo e molas com sistema de cinco links. Os amortecedores adaptativos são os Bilstein Black Hawk e2. A suspensão possui gerenciamento eletrônico Active Terrain Dynamics e foram desenvolvidos para lidar com pontos rígidos de montagem da carroceria.
Desafio 4×4
A Ram TRX foi equipada com caixa de transferência ativa em tempo integral 48-13 da BorgWarner que permite superar qualquer apocalipse zumbi, trilhas off-road ou condições climáticas adversas. Esta caixa teve peças internas modificadas para ficar mais resistente e durável. A relação de reduzida é de de 2,64:1 e é possível andar sobre as rochas segundo a Ram.
Freios
A TRX conta com um sistema de freio a disco nas quatro rodas e uma unidade de compensação hidráulica para melhorar a sensação e o desempenho do pedal do freio durante as manobras de emergência. Possuem discos de 378 mm de diâmetro na frente e 375 mm atrás. O freio de estacionamento é eletrônico, de série.
Confira o vídeo de lançamento da RAM 1500 TRX
Desempenho
Mesmo lidando com um peso total monstruoso para uma pickup, com 3.674 kg, a Ram TRX realiza 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) em 4,5 segundos e de 0 a 402 m (quarto de milha) em 12,9 segundos. Para tornar a pickup segura, a velocidade máxima é limitada a 190 km/h.
Detalhe, se ela chega a 174 km/h em 12,9 segundos, para chegar à velocidade final não deve levar muito mais do que isso.
Se você se interessou a ponto de enfrentar os desafios para adquirir uma Ram TRX, infelizmente todas as 702 unidades foram vendidas em apenas três horas de pré-venda. O jeito é esperar até um próximo lote.
Crédito foto de capa: divulgação
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Turbinas
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Escapamento