A Importância da Correia Dentada para o Sincronismo do Motor

Correia dentada

Você sabe a importância que a correia dentada tem para o funcionamento do motor? Vamos explicar tudo o que você precisa saber

Você já deve ter ouvido falar de que a correia dentada é uma das peças mais importantes do motor de seu carro.

Existem alguns proprietários que preferem trocá-la por conta própria.

Isso fica a critério de cada um. Até porque trocar por conta própria é possível, mas exige uma série de cuidados.

Por isso, na maioria dos casos, é recomendável levar o carro até um mecânico especializado. Afinal, você não quer ter prejuízos e danificar seu veículo.

Funcionamento da correia dentada em um motor 16v do canal Melsi Maran – Mecânica de automóvel

O que é correia dentada? Por que ela é importante?

Se você já abriu o capô do carro com o motor funcionando já deve ter avistado uma correia que está sempre em alta rotação, presa por alguns tensores e polias. Bom, essa provavelmente não será a correia dentada, trata-se da correia de serviços que é responsável pelo funcionamento do alternador e outros componentes.

Isso, porquê a correia dentada fica normalmente protegida por uma capa, dada sua importância, porém, da mesma forma que a correia de serviço que está em alta rotação e tensionada junto à polias.

É ela que liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, promovendo o sincronismo para que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato.

Vista correia dentada
Vista correia dentada

Fonte: Auto Elétrica Engecar

O fato é que se a correia dentada arrebentar, o motor simplesmente não funciona mais.

Por esse motivo, quando a correia se parte, o motor para de funcionar e possivelmente já haverá danos ao motor. Se você tentar ligar o veículo com a correia arrebentada, provavelmente perderá as válvulas do cabeçote.

E se por acaso o rompimento da mesma acontecer com o motor funcionando, há o risco de ocorrer danos em outras peças do motor.

Sem a correia dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.

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Outros problemas podem ocorrer como: polias gastas, desalinhamento das polias, correias frouxas, excesso de tensão, desgaste excessivo ou estrias causadas pelo trabalho, graxa ou óleo em excesso na correia e flange da polia danificada.

Correia Dentada
Correia

Fonte: Regicar

Quando revisar e trocar a correia dentada?

Saiba que não é possível identificar os problemas em uma correia sem antes desmontar algumas partes do motor.

Por isso, é necessário acompanhar a quilometragem ideal para a troca e visitar uma oficina trocar ou verificar o estado da peça.

É importante ressaltar que não só a correia deve ser substituída, mas deve-se fazer a revisão do conjunto conhecido como ‘transmissão de força’. Ele é composto também por polias e tensionadores.

Revisão correia dentada
Revisão correia dentada

Fonte: Freeway gpm pneus

Mecânicos especialistas recomendam que seja feita a verificação durante as revisões ou seja, de seis em seis meses ou a cada 10.000 km rodados.

Mas é importante ressaltar que a troca dependerá do estado da correia e do modelo do veículo. Nesse caso, consulte um profissional e o manual do fabricante. Em geral, não se deve ultrapassar 50.000 km com a mesma correia.

O tempo de troca sempre dura o previsto do manual?

De acordo com a maioria das montadoras e manuais, a correia dentada tem vida útil de no máximo 50.000 km, ou a cada 3 anos, em média.

No entanto, você que é proprietário não deve considerar esse tempo previsto como certo.

A explicação é simples: quando o carro está ligado, parado, mesmo que não esteja gerando quilometragem, as peças funcionam normalmente.

No caso de um veículo parado por muito tempo, a borracha pode ressecar e se submetida ao trabalho normal, pode se romper.

Assim, continuam a se desgastar. Na maioria das vezes isso não é levado em consideração.

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Um carro pode ter dois motores?

Por isso que em muitos casos será preciso fazer a troca da correia e dos demais componentes antes do prazo proposto no manual.

Lembre-se também de verificar a bomba de água, pois também é acionada pela correia.

Correia dentada ou corrente de comando?

Alguns fabricantes já estão usando outro dispositivo no lugar da correia dentada. São as correntes de comando, que executam a mesma função, mas exigem manutenção diferente.

Elas são, de fato, mais resistentes, chegando a durar cerca de 100.000 km. Entretanto, o sistema possui manutenção mais cara.

Para que você não seja passado para trás, verifique no manual do carro para entender qual sistema ele possui.

Podemos citar alguns veículos que são feitos com a corrente de comando, são eles: Omega V6 3.6 (GM), Captiva (GM), todos os modelos atuais Honda, da Ford, Nissan (exceto o Livina 1.6) e Toyota.

Corrente de Comando
Corrente de Comando

Fonte: Eletric .Injection

Há uma diferença significativa no custo de manutenção entre as duas peças. Enquanto a correia pode ser substituída por R$ 400,00, em média, a reposição de uma corrente de comando chega a custar R$ 1.000,00.

Muita gente ainda faz confusão se o seu carro tem a tradicional correia dentada ou corrente.

Bem, como nenhuma das duas dá para identificar sem abrir o capô, a prática correta é buscar a informação certa com especialistas. Consulte seu mecânico e tire suas dúvidas.

Correia
Correia

Fonte: Wikimedia

Como aumentar a vida útil da correia dentada do seu carro

Se você já percebeu um tranco na hora de trocar de marchas, saiba que isso é prejudicial para o motor do seu carro.

Isso está relacionado a correia dentada, porque ela que transmite o movimento e sincroniza os eixos de manivelas e comando de válvulas do motor.

Esses trancos ou socos que o carro pode dar na troca de marchas acontecem quando você não se atenta ao tempo da sincronia entre o acionamento do pedal da embreagem e a aceleração do carro.

Ou seja, ocorre porque você demorou demais para acelerar novamente depois que a marcha foi passada.

Manutenção Preventiva da Correia Dentada
Manutenção Preventiva da Correia Dentada

Fonte: Gates

Isso também pode acontecer quando você faz o movimento no tempo certo da sincronia, mas o carro está em velocidade inadequada.

Ou melhor, quando você não diminuiu ou não aumentou a velocidade para a mudança de marcha.

Na prática, esse tranco prejudica o veículo porque age diretamente sobre a correia dentada. Se o giro de motor está alto, e você não frear suavemente para a velocidade baixar, ocorrerá uma distensão na correia dentada.

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Se isso acontecer com frequência, depois de um tempo, a correia poderá arrebentar e destruir outras partes do motor do carro. Portanto, se quiser aumentar a vida útil da peça, evite os tais trancos.

Veja este vídeo do Bellenzier Pneus sobre a hora certa de trocar a correia dentada!

Crédito foto de capa: Quatro Rodas

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