Junta homocinética que não para de quebrar? Confira nesta matéria os principais problemas crônicos neste componente e como solucioná-los.
A junta homocinética é responsável por transmitir o movimento (rotação e torque) do eixo de saída do câmbio ou diferencial para o cubo de roda.
O nome homocinética (homo = mesmo; cinética = cinética) surge devido o funcionamento de seu mecanismo, este componente permite o eixo de saída tenha a mesma velocidade de rotação do eixo de entrada, independente do ângulo formado pelos dois eixos como apresentado abaixo.
Fonte: Atlantic Parts
Este componente, por ser muito solicitado, apresenta alguns problemas crônicos de fácil solução que serão abordados abaixo. Confira abaixo os problemas crônicos que ocorrem na junta homocinética.
Problemas crônicos da junta homocinética
– Desgaste na pista das esferas
O principal causador deste desgaste é o rasgo da coifa.
Fonte: Youtube
Sem a proteção deste componente, a penetração de agentes externos (terra, areia, poeira, sujeira) passa a ocorrer, criando junto com a graxa (Sistema de lubrificação do sistema) uma pasta abrasiva que no decorrer do tempo danifica o conjunto.
– Presença de ruído ao esterçar totalmente o volante
Esse ruído aparece quando a pista de trabalho das esferas presentes na junta fixa (junta homocinética do lado roda) possuí imperfeições que aparecem devido ao desgaste da peça ou mal uso do mesmo.
Estas imperfeições são percebidas quando o volante está totalmente esterçado, pois nesta condição a esfera se desloca por toda a pista de trabalho como apresentado abaixo.
Fonte: Wikipédia
Para solucionar este problema apenas com troca do componente. A retífica não é recomendada pois a peça perde suas especificações e tolerâncias geométricas.
– Presença de ruído ao andar em linha reta acelerando e desacelerando o veículo
Diferente do problema passado, este ruído aparece na junta deslizante (junta homocinética do lado câmbio) porém o motivo é o mesmo: imperfeições devido ao desgaste ou mal uso.
Veja Mais Matérias da Nakata:
Como Identificar um Serviço Mecânico de Qualidade?
O Que Fazer Com um Carro Fundido?
Quando a junta deslizante apresenta imperfeições ou folgas, ao acelerar e desacelerar o veículo, o conjunto se choca devido a folga presente no sistema, gerando um ruído com o veículo em linha reta.
– Alinhamento da direção e suspensão
Caso a direção esteja desalinhada a junta fixa trabalha em condições não ideais com as esferas trabalhando no extremo das pistas e não no centro delas.
Caso a suspensão do veículo esteja rebaixada, cambada exageradamente ou até mesmo desalinhada, as esferas da junta deslizante passam a trabalhar no limite das pistas ou até mesmo forçando o eixo.
Confira abaixo os problemas crônicos que ocorrem na junta homocinética.
Descubra os possíveis defeitos em juntas homocinéticas e suas possíveis causas assistindo a este vídeo do canal Componentes Nakata
Créditos da foto de capa do blog: yourmechanic.com
Compre Nakata:
Amortecedores
Molas da Suspensão
Braços & Barras da Suspensão
Coxins do Câmbio
Coxins do Motor