Juntas homocinéticas: confira os cuidados necessários

homocinetica

Responsável por transmitir o movimento do câmbio para as rodas, o sistema de junta homocinética é utilizado de forma ampla em diversos projetos automotivos. Veja a seguir alguns cuidados recomendados pela Cofap

As juntas homocinéticas desempenham papel importante no veículo, pois são responsáveis pela transmissão do torque e da força do motor para as rodas. Além disso, nos veículos com tração dianteira, permitem maiores ângulos de trabalho nos movimentos gerados pela suspensão e pela direção. Por isso, é importante verificar as condições do componente.

As juntas e os semieixos são componentes com longa vida útil. No entanto, ela pode ser reduzida se o veículo rodar com excesso de carga e desalinhado. Trafegar por vias com problemas de pavimentação, com buracos e obstáculos em alta velocidade e arrancadas bruscas também afetam a durabilidade das peças e devem ser evitados. Geralmente a junta homocinética desgastada gera barulhos quando o carro está em movimento ou quando as rodas são esterçadas, como em curvas mais fechadas ou ao manobrar o carro, semelhante a estalos.

Veja a seguir o sintoma de junta homocinética com problemas de desgaste e como substituir

Caso isso ocorra, é necessário procurar uma oficina mecânica de confiança e, se for necessário fazer a substituição, é recomendável que a troca seja feita por produtos reconhecidos pelo mercado, como os da Cofap, por profissionais especializados. As juntas homocinéticas integram a segunda maior linha da marca – ficando atrás apenas dos amortecedores – e o catálogo deve ganhar mais 50 novos itens neste ano.

Os kits de homocinética possuem graxa, abraçadeiras, coifa e a peça em si. Acesse loja.cofap.com.br e adquira kits originais

Veja também:

Junta homocinética: veja qual a hora certa de trocar

Vibrações no veículo? Pode ser o semieixo!

A Cofap também possui em seu portfólio de produtos mais de 120 códigos de kits de reparo de juntas homocinéticas, que atendem 85% dos veículos que rodam o Brasil. Esses kits têm a função de proteger as juntas, evitando o contato com impurezas externas que intensificam o desgaste da peça. São compostos pelas coifas de borracha, anéis, abraçadeiras e graxa e podem ser aplicados nas juntas fixas, deslizantes, trizetas e tulipas. Os kits de reparo Cofap têm como diferencial o material das coifas, que podem ser nitrílicas ou em termoplástico, ambas reconhecidas pela boa resistência e durabilidade, além da graxa de lítio, insolúvel em água, bastante aderente, com capacidade de operar em ampla faixa de temperatura com alta proteção anticorrosiva e antioxidante.

Veja a seguir algumas diferenças de junta homocinética com o canal Mecânica Fácil

Todas as peças são desenvolvidas e fabricadas de modo a apresentar desempenho equivalente ao do produto genuíno no sentido de garantir a resistência e a confiabilidade tradicionais da marca Cofap.

Mais informações sobre os produtos Cofap podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android, no site www.mmcofap.com.br ou pelo número de Atendimento ao consumidor Cofap 0800-0194054.

Sobre a MARELLI COFAP AFTERMARKET

A Marelli Cofap Aftermarket é a maior empresa do segmento no Brasil, líder do mercado de reposição de autopeças em diversas linhas de produtos, com escritórios regionais de vendas em algumas das principais capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) e com o maior portfólio de componentes para veículos de passageiros, veículos comerciais e motocicletas, com as marcas Cofap e Magneti Marelli.

Cofap: Linha auto – amortecedores; kit e top kit suspensão; bandejas de suspensão; bieletas; cubos de roda; juntas homocinéticas; semieixos; trizetas; tulipas; kits de reparo de juntas homocinéticas; buchas e coxins; molas helicoidais; molas pneumáticas; pivôs, barras e terminais; pastilhas de freio. Linha moto –  amortecedores, tubos internos; kits transmissão; pastilhas e patins de freio.

Magneti Marelli: Linha auto – baterias; bicos injetores; bobinas de ignição; bombas d’água; bombas de combustível; bombas de óleo; cabos de vela; componentes para carburadores; componentes para o câmbio automatizado Free Choice®; compressores; condensadores ;correias; eletro-ventiladores; evaporadores; faróis e lanternas; filtros de ar; filtros de combustível; filtros de óleo; fluidos para radiadores; intercoolers; injeção eletrônica; injetores diesel; interruptores; jogos de anéis de pistão; lâmpadas; mangueiras para intercooler; palhetas; radiadores; rotor de distribuição; relés; sensores; tampa do distribuidor; válvulas de motor; válvulas termostáticas; velas aquecedoras; velas de ignição; válvulas termostáticas; velas aquecedoras; visco-fans. Linha moto – baterias; bielas; filtros de regulador / retificador; kits de motor; lâmpadas; pistão com anéis; suporte e escovas; válvulas de motor; velas de ignição.

Foto de capa: CarSpec

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Juntas homocinéticas
Molas da Suspensão
Barra Estabilizadora
Batentes e Coxins
Bandeja Da Suspensão

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica