Com tantos sensores, hoje não é mais tão fácil mudar o tipo de iluminação do veículo. Veja a seguir como deve ser feita a substituição do sistema halógeno pelo sistema de LED
O sistema de iluminação por LED (Light-Emitting Diode), foi revolucionário. No início, utilizado em sinalizadores, semáforos, paineis, relógios, cortinas, iluminação pública, ele também passou a ser utilizado nos veículos.
O funcionamento passa pela energização do diodo e dessa forma, emite luz. Com a utilização dos elementos corretos, como o arsenieto de gálio, o LED emite menos calor do que lâmpadas de Xenon, por exemplo e ainda menos do que as lâmpadas halógenas.
Outra característica do LED é a iluminação de cor azul, que passa a ter outras cores de acordo com o revestimento do eletrodo. Além do tipo mais comum, ainda há o LED RGB que possuem chips de controle de iluminação, passando por todo o espectro de cores.
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Os LEDs trabalham com tensões baixas, o que ajuda a não sobrecarregar o sistema, utilizando voltagem de 1,6 a 3,3, 120 lúmens e vida útil de cerca de 100 mil horas.
No uso automotivo, as lâmpadas de LED implementaram a economia de espaço em relação ao Xenon, elas começaram a ser aplicadas no início do século XXI, porém levaram alguns anos até se tornar padrão da indústria. O LED inclusive pode formar desenhos de iluminação mais fáceis do que outros tipos de iluminação, como os repetidores de seta ou de luzes de freio.
Veículos como o Volkswagen Jetta de sexta geração, utilizavam no início lâmpadas halógenas e passaram a lâmpadas de LED.
Para substituição há necessidade da adaptação do chicote da lanterna, que possui um encaixe diferente do sistema halógeno para o sistema de LED, no caso do Jetta. Realizando dessa forma, torna-se reversível a conversão do sistema.
Por conta dos sensores de lâmpadas e faróis estarem conectados diretamente à central do veículo, muitas vezes é necessário modificar a central do carro para não ficar com aviso de erro no painel do veículo.
A adaptação dos faróis, segue o mesmo conceito para a lanterna. Há necessidade da adaptação do chicote do farol, que no caso do Jetta, possui um número diferente de plugues na tomada do chicote.
Segundo o Leonardo da Lantech por conta da diferença de vias (10 na lanterna halógena e 14 no sistema de LED), pois os faróis de LED possuem DRL. É necessário a nova fiação para que seja realizada a adaptação de forma correta.
Veja a seguir como funciona a adaptação de lanternas e faróis halógenos para LED com a Lantech Autoparts
Nos carros mais antigos, a adaptação pode ser muito trabalhosa como mostra o pessoal da Edu Car Acessórios Exclusivos
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