Lanternas e faróis Full LED: Veja como adaptar do jeito certo na linha VW e Audi

trocar farol de led e lanterna de led

Com tantos sensores, hoje não é mais tão fácil mudar o tipo de iluminação do veículo. Veja a seguir como deve ser feita a substituição do sistema halógeno pelo sistema de LED

O sistema de iluminação por LED (Light-Emitting Diode), foi revolucionário. No início, utilizado em sinalizadores, semáforos, paineis, relógios, cortinas, iluminação pública, ele também passou a ser utilizado nos veículos.

O funcionamento passa pela energização do diodo e dessa forma, emite luz. Com a utilização dos elementos corretos, como o arsenieto de gálio, o LED emite menos calor do que lâmpadas de Xenon, por exemplo e ainda menos do que as lâmpadas halógenas.

Outra característica do LED é a iluminação de cor azul, que passa a ter outras cores de acordo com o revestimento do eletrodo. Além do tipo mais comum, ainda há o LED RGB que possuem chips de controle de iluminação, passando por todo o espectro de cores.

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Os LEDs trabalham com tensões baixas, o que ajuda a não sobrecarregar o sistema, utilizando voltagem de 1,6 a 3,3, 120 lúmens e vida útil de cerca de 100 mil horas.

No uso automotivo, as lâmpadas de LED implementaram a economia de espaço em relação ao Xenon, elas começaram a ser aplicadas no início do século XXI, porém levaram alguns anos até se tornar padrão da indústria. O LED inclusive pode formar desenhos de iluminação mais fáceis do que outros tipos de iluminação, como os repetidores de seta ou de luzes de freio.

Luzes de freio sequenciais em LED (Fonte: Audi)

Veículos como o Volkswagen Jetta de sexta geração, utilizavam no início lâmpadas halógenas e passaram a lâmpadas de LED.

Para substituição há necessidade da adaptação do chicote da lanterna, que possui um encaixe diferente do sistema halógeno para o sistema de LED, no caso do Jetta. Realizando dessa forma, torna-se reversível a conversão do sistema.

Do lado esquerdo, a tomada do chicote da lanterna halógena, do lado direito, a tomada do sistema em LED

Por conta dos sensores de lâmpadas e faróis estarem conectados diretamente à central do veículo, muitas vezes é necessário modificar a central do carro para não ficar com aviso de erro no painel do veículo.

A adaptação dos faróis, segue o mesmo conceito para a lanterna. Há necessidade da adaptação do chicote do farol, que no caso do Jetta, possui um número diferente de plugues na tomada do chicote.

trocar farol de led e lanterna de led_4
Tomada do lado esquerdo no sistema halógeno de faróis e do lado direito em LED

Segundo o Leonardo da Lantech por conta da diferença de vias (10 na lanterna halógena e 14 no sistema de LED), pois os faróis de LED possuem DRL. É necessário a nova fiação para que seja realizada a adaptação de forma correta.

Veja a seguir como funciona a adaptação de lanternas e faróis halógenos para LED com a Lantech Autoparts

Nos carros mais antigos, a adaptação pode ser muito trabalhosa como mostra o pessoal da Edu Car Acessórios Exclusivos

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