Já aconteceu da luz de ignição acender mas toda a elétrica do motor estar sem defeitos? Confira o sensor de rotação! Veja o que causa.
Um dos sensores mais importantes para o sistema de injeção é o sensor de rotação.
Ele é responsável por transmitir a ECU (Engine Control Unit – Unidade de Comando do Motor) qual a rotação e a posição dos pistões a partir da contagem dos dentes da roda fônica presente no motor.
Fonte: R19Club
Como apresentado na imagem acima, a roda fônica possui um dente a menos em um local específico.
Este dente a menos é interpretado como o PMS (Ponto Morto Superior) do primeiro cilindro, e a partir desta informação em conjunto com a velocidade de rotação do motor, a ECU consegue calcular a posição do primeiro e dos demais pistões.
Desta forma, a ECU depende totalmente do sensor de rotação para calcular o tempo de injeção e ignição a fim de otimizar o processo de combustão do motor.
Veja Também:
Sensor de Rotação Indutivo: Veja Tudo Sobre Isso
Como Funciona a Injeção Eletrônica?
Quando o sensor de rotação apresenta defeitos, a luz de ignição é acesa no painel.
Na grande maioria das vezes, quando este defeito ocorre, o motor tende a não ligar, pois perde a referência da posição de cada pistão, desta forma não consegue calcular a injeção e ignição.
Algumas das vezes o motor até liga, mas fora de ponto.
Solução
Neste caso é necessário a troca do sensor de rotação.
Assim que a troca for efetuada é necessário usar um scanner automotivo para atualizar a ECU e indicar a troca do sensor.
Confira no vídeo abaixo o que uma falha no sensor de rotação causa no motor do veículo.
Falha no sensor de rotação do canal DOUTOR CARRO
Créditos da foto de capa: Doutor-IE
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Vela de ignição
Atuadores & Sensores
Bobina de ignição
Bateria
Alternador