A luz de óleo acesa nem sempre significa nível baixo de óleo lubrificante! Fique atento e veja abaixo os possíveis problemas que ocasionam este alerta!

A luz de óleo acesa normalmente gera a falsa impressão aos condutores de que o nível de óleo lubrificante esta baixo, isso até pode ser verdade, mas a luz de alerta acesa significa a falta de lubrificação do motor.

Veja Também:

Saiba Qual o Melhor Óleo Lubrificante Para o Carro

Descubra o Processo de Fabricação do Óleo Lubrificante!

Este sistema de alerta muitas vezes é mal interpretado pela grande maioria dos motoristas que fazem ideia do que significa aquela luz de alerta e muitos outros nem imaginam do que se trata.

Quem tem algum conhecimento das luzes do painel, imagina que a luz de óleo acesa indica apenas a condição do nível do óleo lubrificante abaixo do normal, muitas vezes deixando de lado a manutenção do sistema de lubrificação, criando problemas futuros para o motor do veículo.

Reconhecendo este equívoco cometido por muitos, listamos alguns problemas comuns que ativam o alerta da luz de óleo.

Bomba de óleo

Defeito na bomba de óleo pode sim ocasionar o acendimento da luz de alerta que se encontra no painel do veículo.

Problemas que comprometem a lubrificação do motor como falta de pressão, baixa vazão de fluido lubrificante ou até mesmo mal funcionamento do sistema de bombeamento podem ser indicados pela luz de alerta devido ao deficit de óleo lubrificante nos componentes móveis.

Bomba de Óleo
Bomba de Óleo

Fonte: Car Finder

Linha de óleo entupida

Geralmente causado pela presença de borra de óleo, o entupimento da linha faz com que a vazão de óleo diminua ou até mesmo seja nula, causando a falta de lubrificação dos componentes mecânicos.

Defeito no sensor de pressão de óleo

Caso o sensor não consiga coletar as informações de pressão corretamente, a bomba trabalha de forma incorreta, podendo aumentar ou diminuir a pressão da linha.

Sensor de Pressão de Óleo
Sensor de Pressão de Óleo

Fonte: Willtec

Folga excessiva entre os componentes mecânicos

Uma das piores situações que o proprietário do veículo pode enfrentar, a folga excessiva entre os componentes mecânicos do motor causado pela falta de lubrificação e ainda o início de um motor fundido.

Caso a luz de óleo acenda e este problema for diagnosticado, prepare seu bolso porque o orçamento é alto.

No fim das contas, sempre que a luz de óleo estiver acesa procure um mecânico de confiança ou um especialista para que ele dê o diagnóstico e solucione o problema.

Luz de óleo acesa 7 defeitos do canal DOUTOR CARRO

Créditos da foto de capa: Pedro Spina

Créditos da matéria: Boris Feldman – Hoje em Dia

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Óleo Lubrificante de Motor
Filtro de Óleo Lubrificante
Bomba de Óleo Lubrificante
Varetas do Óleo Lubrificante
Graxas

Comentários