Luz EPC acesa? Veja como resolver

luz epc da injeção volkswagen audi como resolver

Nos carros da Volkswagen, a luz “EPC” é utilizada para indicar problemas detectados pela central do veículo. Veja a seguir algumas dicas para diagnosticá-la.

Engine Power Control: este é o significado de EPC. Mas por que ela insiste em acender? Ao girar a chave no primeiro estágio, ela acende em forma de teste e ao dar a partida no veículo, a luz deve desligar. Porém se permanecer acesa ou se ela acender com o veículo em trânsito, é um sinal de alerta.

Um dos problemas mais comuns que indicam a luz acesa, são de luzes de freio do veículo. No sistema de acelerador eletrônico e corpo de borboleta também o EPC indica problemas, ou também pode indicar defeitos nos sensores de freio e embreagem.

Veja também:

Luz de injeção acesa: veja como solucionar este problema!

Funções ocultas nos carros da VW e Audi: veja algumas opções que podem ser habilitadas via software!

Quando há uma grande falha, a central do veículo inclusive o coloca em modo de emergência e o acionamento do corpo de borboleta fica limitado, geralmente deixando o giro do motor em até 3000 rpm.

Lembrando que no caso de problemas no acelerador eletrônico, ele pode ser de seus atuadores. Há um dentro e outro fora do veículo.

Teste a polaridade do chicote dos atuadores do pedal e regule o acionador do atuador (foto: reprodução Mecânica MGR)

Para diagnosticar utilize um scanner automotivo profissional ou mesmo o programa que converse com a central do veículo, instalado em um notebook. Nota: sempre faça a limpeza das falhas após a detecção do problema e substituição da peça defeituosa.

Veja a dica do canal da oficina MGR como testar e solucionar de forma simples um dos problemas indicados pelo EPC.

Na Oficina do Saber, iniciativa da MTE-Thompson na série Dicas do Eloi, há também informações de como diagnosticar os problemas da luz EPC, indicando o defeito nas lâmpadas de freio e brake-light, conector da ecm, sensores de posição do corpo da borboleta dentre outras dicas.

“Entendemos que as vezes é complicado “decifrar” o que um código de falhas quer dizer, pois vários fatores podem estar envolvidos no diagnóstico. As informações contidas neste e-book vem justamente para descomplicar e decifrar alguns deles relacionados a luz do EPC relacionadas a várias situações prováveis. Dessa forma, buscamos ajudar a melhorar ainda mais o dia a dia da oficina.”, esclarece Alfredo Bastos Jr, Diretor de Marketing da MTE-THOMSON.

Clique aqui e baixe o e-book “Dicas do Eloi” número 3 para ter acesso ao conteúdo da imagem acima

Para outros materiais técnicos como: 7 Passos Sonda Lambda, Guia de Bolso: Simbologias Elétricas, Thomson-Test e cursos on-line sobre manutenção, gestão, vendas, linha moto e diesel, acesse a Oficina do Saber no site da MTE-THOMSON.

Foto de capa: The Volkswagen Club of South Africa

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Bicos injetores
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica