Mahle anuncia tecnologia que otimiza o Start-Stop

O sistema Start-Stop está começando a se tornar popular no Brasil, já presente em alguns carros nacionais como o Fiat Uno, Audi A3 Sedan e, em breve VW Golf, a tecnologia desliga o motor de forma instantânea quando o carro está parado por alguns segundos e volta a liga-lo quando o freio é aliviado, isso para economizar combustível durante um congestionamento e diminuir as emissões de CO2.

É uma tecnologia, aparentemente, simples, mas exige muito esforço e algumas adaptações no carro. Para se ter uma ideia, durante a vida útil de um motor normal, ele está sujeito a 100 mil partidas, enquanto um equipado com o Start-Stop esse número vai para 600 mil.

Um dos componentes mais afetados por esse fator é a bronzina, por possui uma lubrificação crítica, onde pode ocorrer contato de sua superfície com o virabrequim. E é em motores equipados com o Start-Stop que esse atrito pode ocorrer com uma maior frequência, porque a lubrificação se reduz quando o motor é desligado e quando religado leva um tempo para se reestabelecer.

A Mahle anunciou uma solução para diminuir esse atrito, foi desenvolvido uma cobertura polimérica com cargas de lubrificação solida e partículas duras que protegem e aumentam a resistência da bronzina ao desgaste. Alguns motores importados já possuem a tecnologia, a tendência é que veículos nacionais também sejam fabricados com a peça.

Outro desafio que veículos com o Start-Stop enfrentam é o aquecimento da cabine quando o motor é desligado, fazendo com que o ar-condicionado deixe de produzir o fluxo de ar refrigerado. Os sistemas usuais religam o motor quando a temperatura interne da cabine fica muito alta, o que consome combustível, mesmo o veículo estando parado.

Para minimizar o desconforto pelo aquecimento e impedir esse gasto de combustível, a Mahle desenvolveu um novo conceito que inclui um evaporador e um reservatório adicional. Trata-se de um acumulador selado preenchido com um material chamado Phase-Change Media (PCM), que é capaz de congelar e se solidificar, assim, quando o compressor para de atuar por causa do desligamento do motor, o reservatório mantém a temperatura interna do carro agradável por 40 segundos, o período médio em que um carro fica parado no transito.

Gostou da novidade? Acha que o Start-Stop é mesmo a melhor solução para a economia de combustível durante congestionamentos? Comente o post para compartilhar suas impressões conosco, e não deixe de visitar o Canal da Peça para acompanhar mais novidades do mundo automobilístico.

Foto: BMW

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica