O sistema Start-Stop está começando a se tornar popular no Brasil, já presente em alguns carros nacionais como o Fiat Uno, Audi A3 Sedan e, em breve VW Golf, a tecnologia desliga o motor de forma instantânea quando o carro está parado por alguns segundos e volta a liga-lo quando o freio é aliviado, isso para economizar combustível durante um congestionamento e diminuir as emissões de CO2.
É uma tecnologia, aparentemente, simples, mas exige muito esforço e algumas adaptações no carro. Para se ter uma ideia, durante a vida útil de um motor normal, ele está sujeito a 100 mil partidas, enquanto um equipado com o Start-Stop esse número vai para 600 mil.
Um dos componentes mais afetados por esse fator é a bronzina, por possui uma lubrificação crítica, onde pode ocorrer contato de sua superfície com o virabrequim. E é em motores equipados com o Start-Stop que esse atrito pode ocorrer com uma maior frequência, porque a lubrificação se reduz quando o motor é desligado e quando religado leva um tempo para se reestabelecer.
A Mahle anunciou uma solução para diminuir esse atrito, foi desenvolvido uma cobertura polimérica com cargas de lubrificação solida e partículas duras que protegem e aumentam a resistência da bronzina ao desgaste. Alguns motores importados já possuem a tecnologia, a tendência é que veículos nacionais também sejam fabricados com a peça.
Outro desafio que veículos com o Start-Stop enfrentam é o aquecimento da cabine quando o motor é desligado, fazendo com que o ar-condicionado deixe de produzir o fluxo de ar refrigerado. Os sistemas usuais religam o motor quando a temperatura interne da cabine fica muito alta, o que consome combustível, mesmo o veículo estando parado.
Para minimizar o desconforto pelo aquecimento e impedir esse gasto de combustível, a Mahle desenvolveu um novo conceito que inclui um evaporador e um reservatório adicional. Trata-se de um acumulador selado preenchido com um material chamado Phase-Change Media (PCM), que é capaz de congelar e se solidificar, assim, quando o compressor para de atuar por causa do desligamento do motor, o reservatório mantém a temperatura interna do carro agradável por 40 segundos, o período médio em que um carro fica parado no transito.
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Foto: BMW