Maio Amarelo, o movimento em prol da condução segura

Maio Amarelo, o movimento em prol da condução segura

O Movimento Maio Amarelo é uma ação mundial que surgiu para chamar a atenção da sociedade para o crescente número de mortos e feridos no trânsito.

Através de ações da sociedade e do governo, a intenção é chamar o público a refletir sobre a segurança no trânsito e como evitar que, o caótico dia a dia nas ruas e estradas resulte em fatalidades.

Após o endurecimento das regras de trânsito como a Lei Seca e multas com valores reajustados, o número de acidentes e mortes reduziu entre 2015 e 2018, porém 2019 foi um ano com aumento no número de fatalidades.

Maio Amarelo, o movimento em prol da condução seguraO relatório da Seguradora Lider, administradora do DPVAT revela o número de acidentes fatais em 2019.

No ano de 2010, a frota de veículos no Brasil era de 64.817.974 veículos segundo o DENATRAN, e o número de mortes decorrentes de acidentes no trânsito foi na ordem de 50.780 casos, segundo a Seguradora Lider, administradora do DPVAT. Já no ano seguinte, a frota saltou para 70.543.535 e o número de mortes teve aumento significativo, com 58.134.

Veja mais:

Maio amarelo: manutenção da suspensão pode salvar sua vida
Manutenção preventiva do sistema de freio: saiba como e quando fazer

Com a implementação de programas de consciência no trânsito, e melhorias na pavimentação e segurança veicular, como a adoção obrigatória de freios ABS e airbag a partir de janeiro de 2014, o número de mortes tem sido reduzido ano a ano.

Maio Amarelo, o movimento em prol da condução seguraOutro número preocupante são de acidentes com vítimas de invalidez permanente: mais de 235 mil casos.

Em 2018, a frota chegava a 100.746.553 e o número de mortes no trânsito foi de 38.281 e já vinha sendo reduzida desde os anos anteriores.

Em 2019, com 104.784.375 de veículos em circulação, o número de mortes teve um aumento para 40.721 casos, alertando para um novo crescimento do número de mortes.

Maio Amarelo, o movimento em prol da condução seguraOutro dado alarmante é a grande quantidade de motociclistas mortos ou com invalidez permanente.

O Observatório Nacional de Segurança Viária propôs dez medidas para serem adotadas e evitar que vidas sejam perdidas em acidentes de trânsito.

  1. Criação de órgãos de investigação e especialização do sistema judiciário para agilizar o atendimento desse tipo de caso é uma medida importante para minimizar a impunidade dos que insistem em violar leis de trânsito.
  2. Dando maior transparência, limitar discussões e agilizar o processo de penalização dos que cometem infrações de trânsito para garantir a segurança necessária para outros cidadãos.
  3. Obrigatoriedade da realização de vistoria regular para itens de segurança do veículo.
  4. Implementar o atendimento especializado em acidentados. Da mesma forma que deve haver investimento do poder público em prevenção e informação, também faz-se necessário o investimento em hospitais para o atendimento a acidentados.
  5. Introduzir a educação no trânsito desde a escola. Previsto no CTB (Código Brasileiro de Trânsito), a educação deveria ser promovida na pré-escola e também segundo e terceiro graus porém é negligenciada na maioria das escolas.
  6. Para a ONSV, o processo de formação precisa focar na percepção de riscos e na conduta consciente e não apenas em permissões, infrações e proibições. Sendo necessária uma reformulação no processo de formação de condutores.
  7. Reforçar e destacar eventuais pontos de atenção conforme as causas de acidentes que acontecem regionalmente.
  8. Coibir infrações de trânsito relacionados a abuso de álcool, drogas e excesso de velocidade, tornando eficiente o uso de tecnologias disponíveis para fiscalizar os problemas supracitados.
  9. Mais da metade do número de mortes em acidentes de trânsito envolvem motociclistas, pedestres e ciclistas, tornando necessária a elaboração de propostas que visem a proteção desses grupos vulneráveis.
  10. Milhares de acidentes ocorrem diariamente e muitos acidentados, adquirem sequelas permanentes, gerando custos para a previdência social e saúde. A ONSV indica o desenvolvimento de políticas públicas para a reinserção na sociedade e mercado de trabalho para esses casos de profissionais que precisam se desenvolver intelectualmente e fisicamente para o equilíbrio do desenvolvimento.

Maio Amarelo, o movimento em prol da condução seguraO período da tarde e início da noite, entre 13:00 e 20:00 concentra o maior número de acidentes.

Além de processos legislativos para reeducação no trânsito e melhoria de infraestrutura no trânsito, há muito o que podemos fazer como condutores no caos diário do trânsito.

1. Evitar o uso de celular enquanto dirige
  • Existe um motivo claro para que o uso de celular ao volante seja proibido: ele aumenta em até 4 vezes o risco de acidentes. O CTB orienta o uso com o carro ligado, apenas a função GPS, desde que o celular esteja preso a um suporte adequado, no painel ou para-brisa do carro.
2. Álcool e direção
  • Sinais de embriaguez são apresentados em milhares de casos de acidentes com vítimas no trânsito. O efeito do álcool reduz o reflexo ao volante e toda atenção é pouca quando o assunto é direção no trânsito.
3. Condução
  • Mantenha distância: dirigir muito próximo ao veículo da frente pode aumentar em mais de 75% a chance de colidir. Seja prudente.
4. Respeito às leis de trânsito e limites de velocidade
  • Cerca de 20% dos acidentes em rodovias estão relacionados a ultrapassagens em locais proibidos e excesso de velocidade. Portanto, seja prudente e evite o pior não só para você mas para o próximo também.
5. Atenção à revisão dos itens básicos do carro
  • Colocar a manutenção preventiva em primeiro lugar, como revisão dos freios, e suspensão, pode salvar vidas. A cada 6 meses ou dez mil quilômetros, é recomendado que seja feita a verificação desses itens de segurança.

A falta de manutenção dos freios e suspensão acarretam não só o aumento da probabilidade de acidentes, como também oneram a manutenção de forma geral quando feita de forma corretiva e não preventiva.

Maio Amarelo, o movimento em prol da condução seguraA falta de manutenção preventiva acarreta no aumento da probabilidade de acidentes. Mantenha sempre pneus, suspensão e freios em bom estado de conservação. (foto: Shutterstock)

Com pequenas atitudes, podemos tornar o trânsito mais humano e seguro. Participe das ações do Maio Amarelo e faça sua parte de cidadão.

Texto: Rafael Micheski / Foto de capa: Pixel Mixer / Fontes: Seguradora Lider e Denatran

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Freios
Pastilha de Freio
Lonas de Freio
Tambor de Freio
Disco de Freio

 

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica