Troca da água do radiador, confira essas dicas!

troca e manutenção da água do radiador

Veja como fazer a manutenção em todo o sistema de arrefecimento no carro!

O sistema de arrefecimento é um dos principais responsáveis pela saúde do motor. A água do radiador é como sangue percorrendo as veias, mas neste caso, em vez de levar oxigênio e nutrientes como no corpo humano, através de mangueiras, a água de arrefecimento percorre o radiador e as cavidades do bloco e cabeçote do carro, a fim de manter sua correta temperatura de funcionamento.

Inspecionar periodicamente o sistema de arrefecimento é tarefa para todos os donos de automóveis, sobretudo quando já possui quilometragem alta.

Ao longo da vida útil do veículo, podem surgir defeitos em mangueiras, radiador, dentre outros problemas no sistema, como bomba d’água e válvula termostática. Muitas vezes, após a manutenção, o aditivo de radiador é ignorado e a curto prazo, comprometerá o estado de conservação de todo o sistema.

O motor é feito de componentes em metal e borracha, materiais que em contato com a água pura, aquecida, se deterioram rapidamente. Nesse momento entra em ação o aditivo de radiador.

Fatos importantes

A água pura, tem seu ponto de ebulição à 100ºc, os motores modernos costumam trabalhar em temperaturas próximas a 90ºc. No sistema completo, essa água pode variar de temperatura, levando em consideração que a temperatura de combustão dentro da câmara varia de 330 a 2.400ºc, a água que circula no bloco, pode gerar bolhas de ebulição até completar seu ciclo de resfriamento passando pelo radiador.

O aditivo de radiador é responsável pelo aumento do ponto de ebulição da água. Possuindo etileno glicol, composto químico que possui temperatura de congelamento de -12.9ºc e ebulição a 197ºc, o aditivo diluído em água, previne bolhas no sistema durante o funcionamento pleno do motor, levando o ponto de ebulição da mistura a cerca de 160ºc. Além disso, o aditivo é responsável pela longa duração da água do radiador, podendo chegar a mais de 200 mil quilômetros dependendo do estado de conservação do sistema e da qualidade do aditivo.

Confira essa dica do canal Vitor Hugo para qual aditivo de radiador usar

Especificações

Existem aditivos orgânicos e inorgânicos, ou sintéticos. É importante consultar o manual do proprietário do veículo para o uso correto do aditivo de radiador pois apesar da função de ambos ser a mesma, eles reagem de forma diferente com o sistema.

Por exemplo, em um motor que não está preparado para receber o aditivo inorgânico, ele pode sofrer com ressecamento de mangueiras e posteriormente, vazamentos irão surgir.

No manual, consulte o código de especificação do fluído de arrefecimento indicado. No rótulo do aditivo, deve constar o mesmo código fornecido no manual. Sempre confira o código dos aditivos e a compatibilidade com as principais fabricantes de automóveis.

Tampa do reservatório de expansão
Tampa do reservatório de expansão

Fonte: SWEngines

Entendendo a manutenção do sistema de arrefecimento

Antes de completar ou trocar a água do radiador, adquira o aditivo específico para seu veículo. Confira as opções de aditivo disponíveis e compatíveis com seu carro.

O radiador é o dispositivo responsável pela troca de calor da água que circula no sistema. Composto de metal ou alumínio, ele recebe ar frio diretamente ou é induzido através de ventoinhas no carro. Em sua extensão, possui canos por onde a água circula, entrando quente e saindo fria.

O nível de água do radiador é fácil de visualizar, ele possui um reservatório acoplado, geralmente de plástico, com marcas indicando o gabarito mínimo e máximo.

Se o nível do líquido estiver próximo ou abaixo do mínimo, está na hora de completar.
Mas é importante levar em conta: se, mesmo completando o líquido, o nível sempre retorna ao mínimo, é porque provavelmente existe um vazamento no sistema. Nesse caso, o carro deve ser levado para uma análise em oficina mecânica.

Manutenção do radiador
Fique atento à manutenção do radiador

Fonte: Simplelabs

Mão na massa!

A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado.

Nessas condições, o motorista pode abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.

Esse fluido deve ser analisado visualmente: se estiver com coloração marrom, pode indicar ferrugem, deve-se circular água dentro do reservatório do radiador, com o intuito de limpá-lo, até que a água que escorrer pela mangueira solta saia transparente.

Deve-se retirar o recipiente, lavá-lo em água corrente e, depois, fixá-lo novamente no lugar, conectando a mangueira.

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Chegou a hora de preparar a água do radiador.
Nunca, no sistema, deve-se colocar somente água ou somente aditivo. A mistura concentrada de aditivo com água deve respeitar o manual do proprietário, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada.

Tampa do reservatório de expansão
Tampa do radiador

Fonte: Cars Techie

Água do Radiador: Conclusões

Com a mistura pronta, finalmente pode-se colocar o líquido no reservatório. Encha-o até o registro máximo e rosque a tampa para fechar.

Só então ligue o motor do veículo, deixando a máquina funcionar até que a ventoinha seja acionada. Confira se não existe vazamento.

Veja também: Manutenção eficiente do sistema de arrefecimento do Canal da Peça

Crédito foto de capa: Wikipedia / Common Copyright

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