Manutenção dos Limpadores de Para-Brisa

palheta limpador de para-brisa

Que cuidados temos que ter com o limpador de para-brisa, como efetuar a sua troca todas estas duvidas e outras iremos responder.

O limpador de para-brisa é um item essencial para a segurança dos passageiros, essencialmente quando o carro está sob chuva intensa. Ainda assim alguns motoristas são desleixados com sua manutenção.

A má conservação dos limpadores de para-brisas causa dificuldades de visão da pista através dos vidros frontais sujos ou encharcados. Quer dizer, um enorme risco de acidentes.

O sistema é composto basicamente pelo motor que faz a peça girar de um lado para o outro, a haste de plástico e a palheta. Além do desgaste natural, tanto a força da chuva quanto a exposição ao calor e frio diminuem sua vida útil, principalmente das borrachas da palheta.

Que cuidados tomar?

O braço e o motor de giro não costumam apresentar desgaste acentuado. Essas peças carecem de ser trocadas geralmente em casos de acidentes ou depredação, mas dificilmente por conta de seu consumo natural. O problema está na manutenção das palhetas.

limpador de para-brisa, para-brisa, limpador
Limpador de Para-Brisa

Fonte: carsjpg

O motorista pode aumentar um pouco sua durabilidade limpando semanalmente as borrachas, utilizando um pano úmido embebido em detergente neutro.

Existe também no mercado um aditivo apropriado para ser misturado à água do reservatório do limpador. Aquele, conectado aos esguichos de água, que o condutor aciona para desembaçar ou lavar a janela frontal. É interessante adquirir um destes, porque o produto também ajuda a aumentar a vida útil das palhetas, visto que inibem a presença de contaminantes.

Reservatório da água do limpador de para-brisa,Reservatório, água, limpador,para-brisa
Reservatório da Água do Limpador de Para-Brisa

Fonte : Carro de bolso

Outro benefício é que, com uma melhor limpeza do vidro, ele evita que a sujeira que poderia estar presa ali seja arrastada pelas palhetas. Além de danificar a borracha, esta sujeira pode riscar o vidro.

Veja Também:

12 Passos Para Troca da Água do Radiador!

Por que Carros Sedans não tem Limpador Traseiro?

Jamais coloque detergente comum no reservatório: ele pode danificar as mangueiras, os esguichos e até piorar a visibilidade, já que faz espuma quando agitado.

Para-brisa
Para-Brisa

Fonte : carsjpg

É conveniente lembrar de que o mecanismo não deve ser acionado com o vidro seco. Por isso, deve-se estar atento à reposição de água no reservatório. Quando for necessário ligar os limpadores de para-brisas, é importante que se despeje um jato d’água dos esguichos frontais antes.

Não se deve esquecer também de limpar a própria superfície externa do vidro, removendo sujidades endurecidas e acumuladas que não foram repelidas com o uso dos limpadores de para-brisas. Faça isso calmamente, com o carro parado, utilizando água pura ou com algum saponáceo não abrasivo.

itens-de-seguranca

Como saber a hora de trocar?

A informação poderá assustar, porque dificilmente os motoristas fazem o que será dito, mas os especialistas recomendam que as palhetas sejam trocadas a cada três a seis meses.

É claro que a substituição vai depender da destinação de uso do carro e das condições das pistas por onde trafega. Não é só o movimento para tirar do vidro dianteiro o excesso de água da chuva que desgasta o material, mas principalmente a fuligem, a poluição, as sujeiras acumuladas com o líquido, provenientes de estradas lamacentas ou empoeiradas, ou a intermitência entre o calor que incide diretamente nessas peças e ambientes mais frescos. É muito difícil que aqueles itens durem mais do que um ano, como muitos condutores pensam e deixam passar despercebido…

Limpador de para-brisa sinais,Limpador,para-brisa, sinais
Limpador de Para-Brisa Sinais de Desgaste

Fonte: Carro de bolso

Portanto, é preciso ficar atento aos menores sinais de desgaste: assim que as borrachas das palhetas começam a fazer um ruído desagradável, é porque já está na hora de serem substituídas. A troca é simples e barata, resolva isso assim que possível e rode tranquilo.

Como trocar o limpador do para-brisa do canal iCarros

Crédito da Foto de Capa do Blog: Greves Automotive

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Palhetas
Lâmpadas
Lubrificante
Velas
Escapamento & Catalizadores

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica