Você sabe por que a marcha à ré faz um som diferente?

câmbio com engrenagens retas ou helicoidais

marcha à ré

Entenda a razão do som característico que o carro faz toda vez que anda com a marcha à ré

Todo mundo percebe quando um carro está andando de marcha à ré apenas pelo som.

Porém, poucas pessoas conhecem qual é o seu motivo: o tipo de engrenagem usada.

O câmbio é composto por diversas engrenagens, porém essas podem ser de dentes do tipo reto ou helicoidal.

As engrenagens de tipo reto são aquelas cujos dentes são usinados paralelamente ao eixo da engrenagem.

Engrenagem de dentes retos
Engrenagem de dentes retos

Fonte: Mec-Rul

Já as do tipo helicoidal, seus dentes são usinados na diagonal.

Câmbio com engrenagens helicoidais

Câmbio com engrenagens helicoidais

Quais são os efeitos e aplicações do tipo de construção?

As engrenagens de dente retos, por terem possuem menor área de contato entre os dentes, essa característica gera um maior atrito entre as peças.

Devido esse atrito, é gerado um ruído maior no momento que a marcha à ré é engatada.

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Porém, a sua vantagem é que as engrenagens com dentes retos suportam maior torque do que a engrenagem helicoidal e o processo de fabricação para produzi-las também é menor.

Portanto as engrenagens de marcha à ré da maioria dos carros, são compostas por dentes retos.

Marcha ré
Marcha à ré

Fonte: EA

O que gera menores custos de produção e um ruído característico ao serem engrenadas.

Além da aplicação na marcha à ré, elas também são muito utilizadas em veículos preparados.

Nesse tipo, as engrenagens helicoidais das marchas para frente não suportam o torque do motor, por causa disso, são substituídas por outras de dentes retos.

A engrenagem helicoidal

Por sua vez, a engrenagem helicoidal, gera menor atrito e ruído por causa do desenho dos seus “dentes” possuírem maior área de contato, já que estão dispostos na diagonal.

Os pontos negativos são o seu processo de fabricação mais caro e elas e resistência menor ao torque comparado às engrenagens de dente reto.

Porém, para privilegiar o conforto, as montadoras optam por usar engrenagens helicoidais nas marchas para frente, evitando o ruído do câmbio.

Veja o vídeo do canal Miki Motors Imports que mostra os dois tipos de engrenagens

Crédito foto de capa: Shutterstock

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