Descubra a tecnologia por trás do motor diesel 6 cilindros desenvolvido pela BMW para equipar a X5! Entenda o motivo do uso de 3 turbos neste motor.
O motor BMW desenvolvido para equipar a BMW X5 M50d é um motor diesel de 6 cilindros em linha com 2.993 cm³ de capacidade que possui incríveis 381 cv de potência a 4.000 rpm e 75,5 kgf.m de torque a 2.000 rpm.
O grande diferencial deste motor é a presença de três turbocompressores no projeto do motor que permite a realização do 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
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Cada um dos turbocompressores é responsável por entregar maior vazão mássica de ar na admissão para cada uma das faixas de rotação estipuladas em projeto, otimizando o sistema de alimentação do motor.
Fonte: Youtube
Funcionamento do sistema de três Turbocompressores:
- O menor turbocompressor foi desenvolvido para entregar maior vazão mássica de ar na admissão durante rotações baixas do motor.
- O turbocompressor mediano é responsável por entregar maior vazão mássica de ar na admissão entre 2.000 rpm e 4.000 rpm.
- Já o turbocompressor de maior porte é responsável por entregar maior vazão mássica de ar na admissão a partir dos 4.000 rpm.
Com essas características, o veículo deixa de ser um SUV (Sport Utility Vehicle – Veículo Utilitário Esportivo) e passa a ser considerado SAV (Sport Activity Vehicle – Veículo de Atividade Esportiva).
Veja a capacidade desse motor BMW com Três Turbinas do canal TechnologicVehicles
Crédito da foto de capa do blog: Automobiles Review
Créditos da matéria: Carros na Web, BMW
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