Motor de arranque: veja como fazer o reparo do jeito certo!

Motor de arranque veja como fazer o reparo do jeito certo

Com sistemas elétricos cada vez mais complexos, retirar o motor de partida para a manutenção precisa de muita atenção. Confira a seguir o procedimento correto de como identificar e reparar o motor de arranque

O motor de partida, também conhecido como motor de arranque é responsável por iniciar o primeiro movimento dos pistões ao iniciar a ignição. Ele é ligado ao volante do motor por meio de uma engrenagem retrátil e é acionado por corrente elétrica.

Como sua função é iniciar o movimento de ignição do veículo, para que haja a força necessária, ele possui um cabo positivo que fica conectado diretamente à bateria do veículo. Ao girar a chave, cria-se um campo magnético para que as engrenagens se conectem e inicie o movimento do motor.

Como todo sistema elétrico e mecânico do veículo, composto por engrenagens, escovas e conectores, o motor de arranque sofre com o desgaste natural, seja por uso, ou mesmo por deterioração do tempo. Confira a seguir alguns indícios de defeitos comuns que ele pode apresentar e quais são estes defeitos.

Veja como funciona o motor de arranque

Barulho anormal

O primeiro sinal de que há algo errado em qualquer parte do veículo, são os ruídos. No caso do motor de arranque, um alto barulho ao ligar o motor é um indício de defeito. Isso pode indicar problemas no rolamento da peça.

Automático

Ele é responsável por energizar o motor de arranque para o início do trabalho. O principal sintoma de problemas com o automático é, ao girar a chave, ouvir apenas um “click”, sem nenhum tipo de resposta das engrenagens.

Bendix

Ele conecta o motor de arranque e transmite o giro ao volante do motor. O sintoma mais comum é um ruído alto de que algo está sofrendo com fricção e estalos, isso acontece quando ele não consegue se conectar adequadamente sua engrenagem.

Induzido

Realiza a condução elétrica, ele está associado ao Bendix e pode ser danificado quando existem outros problemas no sistema, o sintoma é de partida pesada.

Escovas

São os componentes que sofrem com desgaste mais rápido. Como são compostas de material maleável. Assim como no induzido, o sintoma de problemas com as escovas é de uma partida pesada, como se fosse um problema de bateria.

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Além de identificar os defeitos, há procedimentos na hora da desmontagem do motor de partida que devem ser seguidas. Devido à alta corrente, é necessário o desligamento da bateria e em módulos de injeção mais sensíveis, isso deve ser feito, seguindo alguns parâmetros que explicamos a seguir.

Veja como deve ser feita a manutenção dos motores de arranque com Nivaldo Orágio, especialista em elétrica e eletrônica automotiva

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