Novo motor RCCI promete entregar eficiência térmica de 60% usando gasolina e diesel juntos no motor! Confira tudo o que precisa saber sobre esta tecnologia.
O motor RCCI (Reactivity Controlled Compression Ignition – Ignição Reativa com Compressão Controlada) desenvolvido na Universidade de Wisconsin-Madson permite a mistura de gasolina (combustível de baixa-reação) e diesel (combustível de alta-reação) na mesma câmara de compressão garantindo assim um rendimento térmico de 60%, jamais visto em motores de combustão interna.
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Para injetar os dois combustíveis o motor necessita de dois injetores por cilindro, um responsável por injetar a gasolina e outro responsável por injetar o óleo diesel.
Para realizar esta mistura, o bico injetor responsável por injetar a gasolina é o primeiro a atuar, realizando a mistura ar/combustível logo no duto de admissão, quando esta massa de mistura é admitida no cilindro o bico injetor responsável por injetar o óleo disel atua, criando uma mistura ar/gasolina/óleo diesel.
Fonte: Razão Automotiva
Por se tratar de um motor de alta taxa de compressão a combustão desta mistura ocorre de forma espontânea.
Devido a presença dos dois tipos de combustível a eficiência térmica deste motor pode chegar a 60%, número jamais visto em motores a combustão, ou seja, 60% da energia que seria dissipada em forma de calor é aproveitada pelo motor para gerar energia cinética.
Fonte:Stony Brook University
Confira no vídeo abaixo o funcionamento do motor que conta com uma mistura de gasolina e diesel na compressão.
Explicação do Motor Super Eficiente Que Utiliza Gasolina e Diesel do canal Engineering Explained
Créditos da foto de capa do blog: Stony Brook University
Créditos da matéria: Razão Automóvel
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