Motor Fazendo Barulho “Grilando”? Veja a Solução!

Motor Carbonizado (foto: shutterstock)

Já ouviu um barulho estranho e baixo desempenho quando o carro está sob carga do acelerador? Confira a seguir um dos motivos que pode provocar esse problema!

Se você já ouviu aquele barulho estranho de fuga de centelha quando o motor do seu carro está sob carga, isto é, em baixa velocidade, com uma relação de marcha alta, baixo desempenho e barulho de batida de pino?

Um dos principais motivos é a combustão no momento errado. Com o acúmulo de resíduos de combustível e carbonização da cabeça dos pistões isso pode provocar a pré-ignição.

O processo acaba gerando mais calor dentro da câmara e o motor começa a queimar o combustível fora do tempo da centelha das velas. O calor também é responsável pelo processo químico de remoção do hidrogênio e oxigênio da mistura, gerando carbono.

Veja Também:

Como Funciona a Bobina de Ignição?

Velas de ignição: 8 defeitos que você não sabia

A carbonização é gerada dentro da câmara de combustão devido a combustão incompleta do combustível, sobretudo gasolina e o resultado é uma camada de carvão, sobre a cabeça dos pistões. Quanto maior a carbonização, maior a temperatura da câmara e pior é a queima de combustível.

Com os pistões carbonizados, o motor queima o combustível antes da centelha das velas, adiantando o ponto do motor. O processo, até certo grau, é corrigido pela própria central de injeção do motor, que atrasa o ponto, anulando o problema, mas, há casos em que o estado das peças fica comprometido, sendo necessário descarbonizá-lo manualmente.

A carbonização pode acontecer por conta do uso de combustível de baixa qualidade, bicos entupidos ou travados com alguma abertura.

Carbonização dos cilindros (foto: shutterstock)
Carbonização dos cilindros (foto: shutterstock)

O problema do barulho também é comum em motores com a tecnologia Flex e injeção eletrônica. Isso acontece porque o sistema injetor leva um tempo até reconhecer que o combustível quando é trocado e a central mantém as regulagens que estão sendo usadas no combustível abastecido anteriormente até que seja feita a correção de ponto.

Usando combustível de boa qualidade, fazendo sempre revisões de velas, cabos de vela e bicos injetores, a probabilidade de carbonização dos pistões é reduzida. Caso tenha um carro flex com o problema descrito aqui, consulte um mecânico, pois pode haver problemas na central de injeção do veículo e o ponto não está sendo corrigido com a troca de combustível.

Motor batendo pino ou motor de partida arrastando? Não perca este vídeo do DOUTOR CARRO

Crédito foto da capa: Shutterstock

Crédito de texto: Quatro Rodas

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica