4 Dicas Para Detectar a Hora Certa de Fazer a Retífica do Seu Motor!

motor fraco retífica

Acompanhe todos os exames que detectam a necessidade da retífica do seu motor assim como alguns processos da retífica também!

A retífica do motor é o processo de manutenção que tem como objetivo reparar o desgaste natural do motor, proporcionando uma vida extra e voltando a ter um ótimo rendimento.

Este processo de manutenção pode ser a solução para alguns problemas que o motor do veículo venha a apresentar, que serão listados abaixo.

Atente-se ao investimento, não recomenda-se fazer a retífica caso o valor do serviço seja mais da metade do valor do veículo.

Alto consumo de óleo e combustível

Isto significa falta de vedação no cabeçote do motor, que pode ser originado pelo desgaste da superfície de contato entre o cabeçote e o bloco do motor.

A falta de vedação permite que o óleo lubrificante que encontra-se no cabeçote, destinado a lubrificação das válvulas e comando de válvulas (quando localizado no cabeçote), entre na câmara de combustão e queime junto com o combustível, gerando uma típica fumaça azul no escapamento.

Presença de Fumaça Azul no Gás de Escape
Presença de Fumaça Azul no Gás de Escape

Fonte: Budra

A retífica dá um passo (processo de corte) tanto no cabeçote, quanto no bloco do motor, planificando as superfícies e garantindo estanqueidade do conjunto.

Fumaça branca constante no escapamento

A presença de fumaça branca no escapamento é algo comum quando o veículo esta abastecido com álcool em dia frio.

Porém quando o motor atinge sua temperatura de trabalho e a fumaça branca continua sendo emitida pelo escape pode ser sinal de presença de líquido de arrefecimento na combustão.

Este defeito se dá pelo mesmo motivo do anterior, má vedação entre o cabeçote e o bloco do motor.

Presença de Fumaça Branca no Gás de Escape
Presença de Fumaça Branca no Gás de Escape

Fonte: UmComo

Baixa performance com motor de alta quilometragem (>100.000)

A alta quilometragem indica que o motor já foi muito usado e, provavelmente, suas peças já possuem um certo desgaste.

Por se tratar de um motor muito usado, a baixa performance pode ser causada por diversos fatores mas é um alerta para uma revisão geral.

Como é comum o resultado da avaliação ser a necessidade de retífica, este tópico é apenas para alertar o leitor que a baixa performance, sim, pode ser caso de retífica.

Máxima Quilometragem
Máxima Quilometragem

Fonte: Motores Despidos

Presença de ruídos no motor

Quando o motor perde sua capacidade de compressão ou apresenta vazamentos é comum que o ruído emitido por ele mude e se pareça com um motor antigo (apresentado no vídeo).

Este novo ruído indica vazamentos no motor, que devem ser corrigidos com certa urgência, evitando problemas futuros.

A retífica serve para corrigir o local onde o vazamento esta ocorrendo e dar um novo acabamento na superfície, garantindo assim sua estanqueidade.

Retífica no motor é opção viável para seu carro do canal Automais oficial

Créditos da foto de capa: Pinterest

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