5 Dicas de Manutenção Para o Motor Vortec

Motor Vortec

Confira 5 dicas que todo dono de um veículo equipado com o motor Vortec da Chevrolet deve saber na hora de realizar a manutenção do seu V6!

O motor Vortec da Chevrolet, movido a gasolina, conta com 6 cilindros dispostos em V com 4.299 cilindradas capaz de entregar 180 cv de potência a 4.200 rpm e 34,7 kgf.m de torque a 2.600 rpm.

Bico Injetor

O sistema de injeção do motor Vortec é denominado SCPI – Sequential Central Port Injection, ou injeção sequencial em ponto central que trata-se de sistema monoponto, mas com pequenos tubos plásticos introduzidos nos condutos de admissão.

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No final destes tubos plásticos encontra-se o sistema responsável pela injeção do combustível, este sistema conta com um corpo e na sua pinta uma esfera que permite ou não a injeção do combustível assim como a geometria e qualidade da dispersão do mesmo.

Teste de Bico Injetor
Teste de Bico Injetor

Fonte: DBW LLC

Quando esta esfera acumula sujeira ou sofre algum dano com o tempo de uso, ela passa a prejudicar a injeção e o motor pode apresentar falhas. Aconselha-se a manutenção preventiva periódica deste componente.

Bomba de Combustível

Pode ocorrer caso a bomba de combustível instalada no veículo trabalhe com uma tensão menor que a estipulada pelo fabricante, não atingindo os 4 bar de pressão de trabalho.

Funcionamento da bomba de combustível mecânica
Funcionamento da bomba de combustível mecânica

Fonte: Raio-X

Nos primeiros dias o motor funciona normalmente, mas no segundo ou terceiro dia de uso é possível perceber uma certa dificuldade na partida ou até mesmo a não partida do motor.

Sensor de Fluxo de Ar (MAF)

O sensor de fluxo de ar mede a quantidade de ar que está sendo admitida pelo motor, caso o duto tenha uma entrada falsa de ar, o sensor mede erroneamente a quantidade de ar admitida pelo motor, devido a admissão de ar que ocorre posteriormente ao sensor.

Sensor MAF (Fio Aquecido) – Bosch
Sensor MAF (Fio Aquecido) – Bosch

Fonte: MTE Thomson

Sem saber a quantidade correta de ar que o motor admitiu, a ECU trabalha erroneamente e atua de forma incorreta no mapa do motor.

Sensor de Rotação

Devido ao mal contato no sensor de rotação que encontra-se em conjunto do virabrequim na parte inferior do motor Vortec, a leitura pode ficar comprometida.

Sensor de rotação: Funcionamento
Sensor de Rotação: Funcionamento

Fonte: O mecânico

Sem este sinal a ECU não consegue trabalhar corretamente na ignição do motor.

Elétrica

Mal contado nos conectores da ignição é comum no motor Vortec.

Neste caso aconselha-se a limpeza dos contatos do chicote do motor ou até mesmo a troca do chicote do motor.

Confira no vídeo abaixo os defeitos crônicos que o motor Vortec da Chevrolet apresenta.

5 Problemas e Soluções do Motor Chevrolet Vortec do canal DOUTOR CARRO

Créditos da foto de capa: LS1Tech

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