Conheça Tudo a Respeito dos Motores 3 Cilindros

Motor 3 cilindros

Conheça os benefícios da aplicação dos motores 3 cilindros e o motivo desta tecnologia ser tão empregada pelas montadoras.

O conceito de motores 3 cilindros existe desde os anos 50 e teve sua primeira aplicação no ano de 1957 no DKV-Vemag Vemaguet (caminhoneta), e continuou nos modelos Belcar em 1962 e Fissore em 1964.

Veja Também:

Você Conhece o Motor Sem Pistão e Biela?

1.0, 1.6, 2.0, 8 Válvulas, 16 Válvulas. O Que Significa?

A primeira versão do motor (1957) contava com uma potência de 34 cv a 4.000 rpm e um torque de 7 kgf.m a 2.000 rpm, nas duas versões seguintes o motor sofreu uma melhora no projeto sendo capaz de entregar 44 cv de potência a 4.250 rpm e 8 kgf.m de torque a 2.800 rpm na versão de 1962 e 50 cv de potência a 4.500 rpm e 8,5 kgf.m de torque a 2.500 rpm na versão de 1964.

Camioneta DKW-Vemag
Camioneta DKW-Vemag

Fonte: Wikipédia

A principal vantagem dos motores 3 cilindros quando comparado aos motores 4 cilindros é o número reduzido de peças estáticas e peças móveis, que influência diretamente no peso (Downsizing – redução de custos e peso).

Devido o número reduzido de peças móveis, a potência de atrito destes motores é menor significando um menor consumo e menor atrito, consequentemente menor emissão de gases poluentes.

Motor UP 3 Cilindros
Motor UP 3 Cilindros

Fonte: Youtube

A maior dificuldade do projeto de um motor 3 cilindros é a vibração, devido o número ímpar de pistões o balanceamento do motor é um desafio, e por isso o projeto só se solidificou no mercado no ano de 2011 com o Kia Picanto e Hyundai HB20.

Confira no vídeo abaixo o desemprenho dos motores 3 cilindros e sua história.

Desafio três cilindros do canal Acelerados

Crédito de foto da matéria do blog: Youtube

Créditos da matéria: Motor Show

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica