MTE-Thomson aumenta seu portfólio de sonda lambda planar

sonda lambda fio vermelho

MTE-Thomson lança nova geração de sonda lambda do tipo Planar, aumentando seu portfólio de atendimento para diversos modelos.

O sensor lambda é responsável pela leitura do teor de oxigênio nos gases do escapamento, dessa forma, consegue enviar os dados à central eletrônica para que seja feito o cálculo correto para a admissão da mistura de ar e combustível.

A nova sonda lançada pela MTE-Thomson não possui câmara de referência na cerâmica que mede o teor de oxigênio. Por meio da nova tecnologia, o valor é gerado eletronicamente pela ECU. A construção é semelhante a uma sonda banda larga (wideband), mas com um chaveamento entre mistura rica e pobre como se fosse uma Planar convencional.

Recall Renault

A sonda lambda do tipo Planar lançada pela MTE-Thomson atende veículos como o Renault Logan – Foto: divulgação Renault

Neste modelo, foi feito com quatro fios, sendo que o de aquecimento agora é vermelho, para ajudar a identificar o produto no veículo. Falando em aquecimento, ele é feito agora entre 3 e 5 ohms (em temperatura ambiente)

É importante destacar que essas tecnologias não são intercambiáveis e não podem substituir um tipo de sonda pelo outro modelo apesar da semelhança na construção. Nos veículos equipados com este tipo de sonda, também não deve-se utilizar sondas universais.

sonda planar fio vermelho

O técnico da MTE-Thomson Alberto Maciel, destaca que esta nova sonda Planar identificada pelo fio vermelho trabalha com temperaturas mais altas do que a Planar comum “os valores de resistência são diferentes, da Planar convencional. Ela trabalha com aquecimento maior, em vez de 300ºc de uma sonda comum, ela trabalha acima de 600ºc”, relata.

Veja Mais Matérias da MTE:

Como Funciona o Sensor de Velocidade

Como Funciona o Motor de Passo IAC

A MTE ainda ressalta que o mesmo modelo, motor e ano o veículo pode conter mais de um tipo de sonda lambda diferente e sistema de injeção eletrônica. Portanto, é fundamental conhecer o sistema, saber diferenciar os tipos de sonda, confira sempre a numeração da peça e aplicação.

A nova geração de sonda lambda Planar se junta às demais no portfólio da MTE-Thomson, que conta com os sistemas: Convencional, Planar, Sonda A/F e Banda Larga 5 fios.

A numeração da nova sonda segue o padrão de numeração da fabricante como no exemplo a seguir: 8401.40.040, onde 84 é a tecnologia, 01 é a aplicação, 40 é o número de fios e 040 é o tamanho em centímetros.

Aplicações:

Abaixo alguns veículos importantes da frota que utilizam a nova geração de sonda lambda Planar:

Fiat: MOBI, PALIO e UNO;

Nissan: KICKS, MARCH e VERSA;

Renault: KWID, LOGAN e SANDERO;

VW: FOX, GOL G6/G7, GOLF, SAVEIRO, SPACEFOX, UP!, VOYAGE e VIRTUS.

Confira o teste da nova geração de sonda lambda da MTE-Thomson

Para mais informações sobre peças e aplicações, consulte o CatE – Catálogo Eletrônico MTE ou entre em contato com o Serviço de Informações MTE através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.

Foto de capa: Car Treatments

Compre MTE-Thomson:

Bobinas de Ignição
Módulo de Ignição
Sonda Lambda
Sensor MAF
Interruptor térmico do radiador

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica