Nissan Frontier sem pressão nos freios? Confira a solução!

cilindro mestre frontier tparts

Pick-ups médias e grandes utilizam os freios com frequência, sobretudo com câmbio automático. A sobrecarga pode danificar peças do sistema de freios, porém o diagnóstico é simples, veja a seguir.

Para ampliar a segurança, o sistema hidráulico de freios foi desenvolvido para gerar pressão sobre pinças e também ao cilindro hidráulico responsável pelo acionamento das lonas dos freios à tambor – conhecido como “burrinho de freio” – esse sistema alivia a força que precisa ser aplicada ao pedal de freios.

Funcionamento

O pedal do freio é ligado a haste do servo freio, este, é responsável por equilibrar a pressão exercida do pedal dos freios com a pressão transferida às pinças e cilindros hidráulicos que acionam as lonas. O servo freio é responsável por deslocar o pistão interno do cilindro mestre, responsável pela divisão da pressão nos freios para a dianteira e traseira do veículo.

Dica: precisa de peças para os freios da Nissan Frontier e outras pick-ups com qualidade original? A TParts é especialista. Clique e confira

Reparo Pinça E Vedações 46mm Nissan Frontier 2007/2008
Reparo Pinça E Vedações 46mm Nissan Frontier 2007/2008
Pinça De Freio Dt Ld C/ Cavalete Nissan Frontier 2002 / 2008
Pinça De Freio Dt Ld C/ Cavalete Nissan Frontier 2002 / 2008
Cilindro Mestre Freio c/ reservatório Nissan Frontier 2012 / 2016
Cilindro Mestre Freio c/ reservatório Nissan Frontier 2012 / 2016

Servo freio ou cilindro mestre?

Um sintoma de que o problema de pressão no pedal e nos freios têm origem no servo freio é a variação da marcha lenta do carro, pois o servo freio utiliza a pressão positiva do coletor de admissão para realizar sua função. Se o diafragma interno do servo freio tem uma fissura, a pressão do coletor de admissão vaza por essa fissura e a marcha lenta acaba oscilando. Além do sintoma da marcha lenta, o pedal do freio costuma ficar duro.

Servo freio
O servo freio é o componente que liga o pedal do freio ao cilindro mestre

No caso do cilindro mestre, é necessário a verificação dos cilindros de roda e linha de freio antes, pois estes costumam apresentar defeito com mais frequência. Se o reparador não encontrar vazamentos na linha de freio e no cilindro de roda, porém o pedal do veículo apresenta curso acima do normal, o sintoma é de problemas no cilindro mestre do veículo.

Ao contrário do sintoma de servo freio com problemas, onde o curso do pedal do freio endurece, no caso do cilindro mestre o acionamento do pedal não enfrenta resistência alguma. Outro sintoma é a constante baixa do nível do fluido de freio no reservatório que fica geralmente encaixado acima do cilindro mestre.

Confira a dica de revisão de freios da Nissan Frontier com a Auto Tec

Características do cilindro mestre

Simples: não possui divisão de câmaras, atuando tanto para dianteira quanto para traseira. O sistema tornou-se obsoleto para veículos com quatro rodas ou mais, pois a perda de sua eficiência resulta na falha geral dos freios, porém é utilizado em motos e veículos muito leves, que não necessitam de divisão de pressão dos freios.

Duplo: há divisão das câmaras, para distribuição dianteira e traseira de frenagem. É utilizado quase na totalidade dos veículos de quatro rodas.

cilindro mestre de freio duplo
O cilindro mestre duplo compartilha o fluido de freio no reservatório, porém possui a divisão de acionamento dianteira e traseira do carro. Fonte: Mectips

Manutenção e troca do cilindro mestre

O cilindro mestre está em contato direto com o fluido de freio, portanto, a baixa manutenção do sistema de freios resulta em problemas com a peça, que pode emperrar ou perder a eficiência de sua vedação interna devido a fuligem que circula no fluido.

Outro problema é o superaquecimento do fluido que pode danificar a peça, este problema pode acontecer por esquecer o freio de mão acionado, por exemplo, ou mesmo a utilização frequente sem a troca do fluido, que perde suas propriedades.

Veja Também:

Pedal de Freio Trepidando? Veja o Possível Problema!

Veja como identificar falhas no servo freio

 

Para manter o cilindro mestre em dia, observe sempre o estado do fluido de freio: nível, cor e tempo de troca recomendado pelo fabricante.

No caso da Nissan Frontier, recomenda-se a troca da peça em caso de defeitos de vedação.

Siga as dicas a seguir para realizar a substituição

  • Remova os dutos de saída do cilindro com cautela, utilize uma chave de tubulação adequada para não danificar as conexões.
  • Não force o reservatório em sua lateral.
  • Faça uma limpeza do reservatório com fluido de freio novo, não utilize querosene, gasolina ou óleo diesel.
  • Realize a troca do fluido de acordo com as especificações do manual de manutenção do veículo.
  • Fique atento a luz que indica o nível do fluido. O sistema deve fazer o reconhecimento do sensor do nível automaticamente.

Nissan puxando para a lateral quando o freio é acionado? Confira como fica a pinça de freio por falta de manutenção.

Dica para remoção do reservatório e troca do fluido de freio da Nissan Frontier com o canal MS Dicas automotiva

 

Dica de manutenção dos tambores de freio da Nissan Frontier

 

Crédito da foto de capa do Blog: Pxhere

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Freios
Motor
Fluidos de Freio
Disco de Freios
Pastilhas de Freios
Cilindros de Roda e Mestre

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica