Pick-ups médias e grandes utilizam os freios com frequência, sobretudo com câmbio automático. A sobrecarga pode danificar peças do sistema de freios, porém o diagnóstico é simples, veja a seguir.
Para ampliar a segurança, o sistema hidráulico de freios foi desenvolvido para gerar pressão sobre pinças e também ao cilindro hidráulico responsável pelo acionamento das lonas dos freios à tambor – conhecido como “burrinho de freio” – esse sistema alivia a força que precisa ser aplicada ao pedal de freios.
Funcionamento
O pedal do freio é ligado a haste do servo freio, este, é responsável por equilibrar a pressão exercida do pedal dos freios com a pressão transferida às pinças e cilindros hidráulicos que acionam as lonas. O servo freio é responsável por deslocar o pistão interno do cilindro mestre, responsável pela divisão da pressão nos freios para a dianteira e traseira do veículo.
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Servo freio ou cilindro mestre?
Um sintoma de que o problema de pressão no pedal e nos freios têm origem no servo freio é a variação da marcha lenta do carro, pois o servo freio utiliza a pressão positiva do coletor de admissão para realizar sua função. Se o diafragma interno do servo freio tem uma fissura, a pressão do coletor de admissão vaza por essa fissura e a marcha lenta acaba oscilando. Além do sintoma da marcha lenta, o pedal do freio costuma ficar duro.
No caso do cilindro mestre, é necessário a verificação dos cilindros de roda e linha de freio antes, pois estes costumam apresentar defeito com mais frequência. Se o reparador não encontrar vazamentos na linha de freio e no cilindro de roda, porém o pedal do veículo apresenta curso acima do normal, o sintoma é de problemas no cilindro mestre do veículo.
Ao contrário do sintoma de servo freio com problemas, onde o curso do pedal do freio endurece, no caso do cilindro mestre o acionamento do pedal não enfrenta resistência alguma. Outro sintoma é a constante baixa do nível do fluido de freio no reservatório que fica geralmente encaixado acima do cilindro mestre.
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Características do cilindro mestre
Simples: não possui divisão de câmaras, atuando tanto para dianteira quanto para traseira. O sistema tornou-se obsoleto para veículos com quatro rodas ou mais, pois a perda de sua eficiência resulta na falha geral dos freios, porém é utilizado em motos e veículos muito leves, que não necessitam de divisão de pressão dos freios.
Duplo: há divisão das câmaras, para distribuição dianteira e traseira de frenagem. É utilizado quase na totalidade dos veículos de quatro rodas.
Manutenção e troca do cilindro mestre
O cilindro mestre está em contato direto com o fluido de freio, portanto, a baixa manutenção do sistema de freios resulta em problemas com a peça, que pode emperrar ou perder a eficiência de sua vedação interna devido a fuligem que circula no fluido.
Outro problema é o superaquecimento do fluido que pode danificar a peça, este problema pode acontecer por esquecer o freio de mão acionado, por exemplo, ou mesmo a utilização frequente sem a troca do fluido, que perde suas propriedades.
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Para manter o cilindro mestre em dia, observe sempre o estado do fluido de freio: nível, cor e tempo de troca recomendado pelo fabricante.
No caso da Nissan Frontier, recomenda-se a troca da peça em caso de defeitos de vedação.
Siga as dicas a seguir para realizar a substituição
- Remova os dutos de saída do cilindro com cautela, utilize uma chave de tubulação adequada para não danificar as conexões.
- Não force o reservatório em sua lateral.
- Faça uma limpeza do reservatório com fluido de freio novo, não utilize querosene, gasolina ou óleo diesel.
- Realize a troca do fluido de acordo com as especificações do manual de manutenção do veículo.
- Fique atento a luz que indica o nível do fluido. O sistema deve fazer o reconhecimento do sensor do nível automaticamente.
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Crédito da foto de capa do Blog: Pxhere
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