Novo Citroën C3 ou “mini C4 Cactus”?

novo citroen c3

Após um período sem muitas opções no Brasil, a Citroën começa a retomar seu portfólio sob o guarda-chuvas do grupo Stellantis (PSA/Fiat) e o hiato de modelos além do C4 Cactus tem um motivo: desenvolvimento de produtos regionalizados.

O C3 é vendido na França com visual renovado e motores PureTech 1.2 como adotado na geração atual vendida no Brasil e também na geração anterior do Peugeot 208, porém com a mudança para o Grupo Stellantis, adotar uma estratégia de mercado global se tornou prioridade.

“Assegurar o futuro da Citroën exige uma maior presença internacional e a consolidação da marca em todos os mercados em que operamos, incluindo a América do Sul, o Oriente Médio, África, Ásia e China, bem como uma abertura para outros países, como a Índia. Para isto, desenvolvemos um ambicioso plano de produtos que prevê o lançamento de 3 modelos com vocação internacional em 3 anos. Modelos pensados, desenvolvidos e produzidos em regiões estratégicas, com a identidade da Citroën em termos de estilo e serenidade a bordo. O Novo C3 é uma peça essencial dessa aceleração internacional e o primeiro estágio de nossa estratégia de crescimento. É um hatch que visa um dos principais segmentos da América do Sul. Moderno, conectado e pensado para os consumidores locais, ele é perfeito para promover o crescimento da Citroën.”, Vincent Cobée – CEO da Citroën. 

Veja também:

Aprenda a Trocar a Junta do Cabeçote Peugeot e Citroën 1.4

Como Realizar a Troca da Boia de Combustível do Peugeot e Citroën

O novo C3 brasileiro será produzido na fábrica de Porto Real/RJ e é esperado que utilize a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208 produzido na Argentina.

Novo Citroën C3 foi desenvolvido pensando no mercado regional como América do Sul e Índia

interior citroen c3
O interior deve contar com cores vibrantes e é diferente do C3 francês

O desenho é inspirado no SUV C4 Cactus e no C3 francês e possui maior altura livre do solo, posição do capô elevada assim como a posição de dirigir. Segundo a montadora, o espaço interno foi prioridade neste projeto. As dimensões possuem menos de 4 metros de comprimento, entre-eixos de 2,54 m e porta-malas de 315 litros.

Citroën C3 vendido na França e Citroën C4 Cactus

Apesar de ainda não revelado oficialmente, da mesma forma que a Peugeot adotará motores Firefly no 208 como divulgado pelos amigos da AutoSegredos, o novo C3 sul-americano deve seguir pelo mesmo caminho, além do motor EC5 tradicional 1.6 16v da família PSA.

Segundo a Citroën, os futuros modelos serão produzidos com uma forte integração local de peças e componentes, bem como uma estratégia de custos que viabiliza a oferta de modelos que correspondam ao posicionamento da Marca: carros modernos, com muita qualidade e um estilo atraente, com excelentes equipamentos e um custo total de compra e manutenção cuidadosamente estudado.

Veja a seguir o vídeo de lançamento do novo Citroën C3

“O projeto C-Cubed vai inaugurar um novo capítulo da história da Citroën na nossa região. Teremos três veículos totalmente novos nos próximos três anos, desenvolvidos em grande parte por nossas equipes e produzidos na América do Sul, reforçando cada vez mais nossa conexão com nossos clientes. Além disso, esses veículos vão se beneficiar de toda a experiência e sinergias que temos agora como Stellantis”, disse Antonio Filosa, COO da Stellantis na América do Sul.  

“Nossas equipes locais têm feito um excelente trabalho nesse importante projeto. Para produzir o Novo C3, a fábrica de Porto Real passou por uma profunda transformação industrial nos últimos anos. Investimos também no desenvolvimento das nossas equipes e dos nossos talentos e é inspirador ver o orgulho que cada funcionário sente em fazer parte da Stellantis. Portanto, estamos confiantes que vamos oferecer a nossos clientes produtos muito mais modernos e altamente competitivos, que certamente despertarão a paixão pela marca Citroën”, acrescentou Filosa.  

Precisa de peças para Citroën? Acesse o Canal da Peça

Amortecedor Dianteiro Oe Spectrum - Monroe - SP191 - Unitário
Amortecedor Dianteiro Oe Spectrum – Monroe – SP191 – Unitário
Bobina de Ignição - MTE-THOMSON - 79544 - Unitário
Bobina de Ignição – MTE-THOMSON – 79544 – Unitário
Eletro ventilador - Gauss - GE1027 - Unitário
Eletro ventilador – Gauss – GE1027 – Unitário

A montadora ainda reforça que o C3 produzido em Porto Real será exportado para outros países da América do Sul. A previsão é de que o novo Citroën C3 esteja nas concessionárias ainda no primeiro semestre de 2022.

Fotos: divulgação

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Amortecedores
Motor
Bomba D’Água
Motor de Partida & Alternador
Pastilhas de freio

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica