O poder do catálogo online

Cada vez mais, oficinas mecânicas têm trocado o peso dos catálogos impressos pela leveza do mouse. Saiba como a internet tem sido utilizada como aliada no dia a dia de profissionais automotivos

Numa sexta-feira à tarde, o mecânico Eduardo Vincenzo, sócio da oficina Vincenzo & Pistori, em São Paulo, precisava encontrar uma peça para um dos quatro carros que ali esperava para passar por reparação.

Sem tempo para ligar para os distribuidores, Vincenzo foi para o seu escritório e, em pouco menos de cinco minutos, já havia localizado o produto que buscava. “Com toda a certeza, a internet tem facilitado nossa rotina”, diz.

Há alguns meses, Vincenzo e seu sócio, Michael Pistori, conheceram o Canal da Peça. “Fomos apresentados pela Bosch, pois a companhia tem parceria com a plataforma. Gostamos muito da agilidade dessa nova ferramenta digital”, afirma Michael Pistori.

Eduardo Vincenzo não dispensa o Canal da Peça na hora de fazer uma pesquisa. Foto: Willian Andrade

“Uso muito o Canal da Peça para pesquisa de itens e informações técnicas. Com a plataforma, consigo ganhar tempo”, afirma.

Agilidade em um clique

O profissional, no entanto, nunca precisou comprar uma peça pela internet, mas não descarta a ideia se for necessário. “Precisamos de peças rápidas, então, comprar pela rede nunca foi uma opção para nós. Temos um pequeno estoque, mas costumamos comprar conforme a demanda. Se precisarmos recorrer à internet, não vejo problema”, diz Vincenzo.

De acordo com ele, o Canal da Peça é utilizado como uma espécie de catálogo para encontrar lojistas e distribuidores.

“Quando encontro uma peça que preciso, entro em contato direto com o lojista ou distribuidor cadastrado na plataforma, que muitas vezes já conheço, e compro a peça. Em um clique, economizo dez ligações”, afirma Eduardo. 

“Pelo menos, três vezes na semana acessamos o Canal da Peça, seja para pesquisa ou para comparar preços. Depende da situação de cada veículo. Em apenas um dia, já chegamos a fazer pesquisa para cinco carros. A plataforma é muito útil para nós.”

A tecnologia na prática

Credenciados da marca alemã Bosch, a oficina existe há dois anos no bairro do Cambuci, na área central da capital paulista. “Divulgamos a oficina através de anúncios no Google e em nossa página no Facebook. Também estamos listados no portal da Bosch, na categoria Bosch Service”, diz Pistori, que também faz vídeos promocionais para impulsionar a oficina na rede.

A oficina Vincenzo & Pistori, em São Paulo. Foto: Willian Andrade

Além de usar a tecnologia para promover o negócio, um aplicativo tem facilitado a comunicação entre a oficina e os clientes: o WhatsApp.

“Atendemos, em média, cinco carros por dia. Para aceleramos o processo de comunicação, mandamos fotos e orçamentos pelo WhatsApp. O aplicativo tem nos ajudado bastante e os clientes também preferem”, diz Pistori.

E preferem mesmo. Uma recente pesquisa promovida pelo Serviço de Proteção ao Credito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 39% dos consumidores online já utilizaram o WhatsApp para se comunicar com a loja e vendedores. E mais: 59% já realizaram algum tipo de compra pelo aplicativo.

A pesquisa ouviu 673 internautas das 27 capitais que realizaram compras pela internet no último ano. “A essência do aplicativo é facilitar a comunicação entre as pessoas e isso acabou por se estender ao ambiente profissional. É natural que varejistas e prestadores de serviços tenham percebido o potencial da ferramenta para abordar e ser abordado por clientes, sanar dúvidas, divulgar novidades, gerar interesse e, consequentemente, concretizar mais vendas”, explica Roque Pellizzaro, presidente do SPC Brasil.

Solução rápida

De acordo com Michael Pistori, a tecnologia e a nossa plataforma vêm para contribuir com o setor de autopeças. “Em vez dos catálogos, que só ocupam espaço, a plataforma é um caminho mais simples e rápido de fazer uma pesquisa. Basta digitar o código do produto e as informações aparecem. Muito mais prático”, diz o profissional, que também não dispensa o reforço do YouTube quando surge uma dúvida técnica.

“Hoje, sem a internet, nosso trabalho seria muito prejudicado”, diz Michael Pistori. Foto: Willian Andrade

“Acessamos muito o YouTube para procurar vídeos técnicos. Eles também nos ajudam quando temos dúvida. Hoje, sem a internet, nosso trabalho seria muito prejudicado”, diz.

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica