O que acontece ao instalar a bateria errada em carros com start&stop?

sistema start stop

Sistema desenvolvido para economia de combustível e redução de emissões possui um sistema elétrico delicado. Veja a seguir as consequências da instalação de uma bateria fora da especificação

Desenvolvido desde o início dos anos 80, o sistema start/stop – ou stop/start, considerando que ele desliga o veículo após a parada e o religa para movimentá-lo – apareceu inicialmente em 1983 no Fiat Regata ES.

fiat regata ES o primeiro com start stop
Fiat Regata ES o primeiro com start stop (foto: Divulgação Stellantis)

Na época, era capaz de economizar cerca de 7% de combustível no ciclo urbano, porém não foi o suficiente para conquistar os italianos em seu tempo. Porém, atualmente o sistema é quase unânime no desenvolvimento de novos modelos, sobretudo híbridos.

Na época, a Fiat reforçou o sistema de partida do veículo e reduziu a taxa de compressão. Hoje, para viabilizar o funcionamento do start/stop, com veículos que possuem muita eletrônica embarcada, houve a necessidade da modernização de suas baterias.

O start/stop desliga o motor sempre que o carro fica imóvel e o liga novamente quando o acelerador é pressionado ou o freio é liberado, dessa forma o número de partidas ao longo do dia é muito superior ao de carros convencionais.

Enquanto o veículo aguarda nos semáforos, por exemplo, o rádio, iluminação, ar condicionado e outros permanecem demandando eletricidade. Ao dar a partida, além de suportar o funcionamento destes itens eletrônicos, a bateria deve suportar o motor de arranque para acionar o motor. 

Confira como é o funcionamento do sistema Start/Stop com a explicação do Billy da Invest Auto em parceria com a ZEN

Para atender a esses requisitos, foram desenvolvidas novas baterias para uso em veículos com sistemas automáticos start/stop. Instalar uma bateria errada, normalmente no momento da troca, pode levar a consequências indesejadas.

Uma bateria de partida convencional não atende às demandas de um veículo com sistema start/stop automático. Isso vale tanto para carros com sistemas start/stop simples que tem o uso indicado de baterias EFB (Enhanced Flooded Battery) quanto para veículos com sistemas start/stop avançados, nos quais a eletricidade gerada pelo processo de frenagem é armazenada na bateria AGM (Absorbent Glass Mat).

O gerente de engenharia da Clarios, fabricante das baterias Heliar, Wanderson Violardi, esclarece que as baterias são dimensionadas e indicadas de acordo com as características técnicas de cada veículo. Dessa forma, se for instalada uma bateria incorreta o veículo poderá apresentar demora ou falha na partida, já que o motor de arranque necessita de uma bateria que entregue uma corrente elétrica maior. “Esse tempo excessivo ou falha na partida também causará a sobrecarga do motor de arranque, provocando desgaste ou até o danificando”, salienta.

Bateria com sistema AGM foi desenvolvida para atender demandas superiores às baterias comuns (foto: Heliar)

As baterias EFB ou AGM são projetadas para serem acionadas com uma frequência maior do que as SLI (convencionais), suportam sofrer descargas mais profundas, por mais vezes, possuem uma velocidade maior de recarga e podem trabalhar com um regime de carga parcial. 

“Se no lugar de uma bateria AGM colocamos uma bateria convencional, essa terá a vida útil reduzida drasticamente, pois não suportará as descargas mais profundas e mais frequentes, geradas pelo número maior de partidas geradas pelo sistema start/stop, além de não conseguir ser recarregada na velocidade necessária, perdendo a capacidade de fornecer energia”, frisa o engenheiro.

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Cuidados Com a Bateria em Dias Frios

A desconexão do cabo responsável pelo funcionamento do start&stop, feita por alguns motoristas, é uma prática não recomendada, pois todo o sistema elétrico do veículo é projetado para trabalhar em sintonia com as informações coletadas da bateria e de outros componentes fazendo a perfeita distribuição de energia, seja advinda da bateria ou do alternador do veículo.

“Sem os dados coletados da bateria, a central eletrônica não pode gerenciar e distribuir corretamente a energia necessária para atender toda a demanda do veículo. Sendo assim, o alternador ou a bateria poderá ser mais exigido, o que pode levar a um desgaste prematuro e posterior falha do componente”, ressalta Wanderson.

sistema start stop
Nos veículos modernos, o sistema start/stop pode ser desligado e ligado por meio do botão sinalizado com “A”

Confira outras possíveis consequências do uso de uma bateria de partida convencional em um veículo com start/stop:

Perda de garantia – A utilização de baterias de arranque inadequadas ou não aprovadas em veículos start/stop resultará na perda da garantia. O condutor será responsável por todos os danos decorrentes da perda de função associada à instalação de uma bateria incorreta.

Redução de vida útil – Devido à bateria incorreta, a quantidade de energia elétrica é muito baixa, o que levará à rápida deterioração da bateria.

Perda do conforto de condução – Idealmente, o Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS) detecta a instalação de uma bateria incorreta e adapta o sistema start&stop à menor potência da bateria para garantir que o motor continue a dar partida. Em caso de dúvida, as funções de conforto são indisponibilizadas durante a fase de parada.

Vazamento de ácido da bateria – O uso da tecnologia de bateria incorreta em um veículo start&stop resulta em uma deterioração mais rápida da bateria. Como resultado da sobrecarga, em casos extremos, o ácido da bateria também pode vazar.

Bateria de reposição correta

No Brasil, existem cerca de 40 marcas de veículos, diferentes modelos e variações de motorização. Para saber a bateria correta para carro ou moto, a Heliar disponibiliza o serviço on-line “Encontre Sua Bateria”. Basta informar o tipo do veículo, ano, marca e modelo no site heliar.com ou em heliarexpress.com.br

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