Nos carros, existem diversos itens que não conhecemos ou nem sabemos a funcionalidade, você sabe, por exemplo, para que serve um cânister?
A função básica de todo sistema de injeção é a de controlar a mistura ar/combustível para obter o melhor funcionamento do motor com o mínimo nível de emissões no escapamento.
Todos os sistemas eletrônicos modernos possuem dispositivos e mecanismos para o controle das emissões evaporativas, são aquelas geradas pela evaporação do combustível no reservatório.
Válvula de purga do cânister
Na década de 90 o cânister foi implementado nos veículos componentes para redução dos índices de emissões de poluentes.
O cânister é o dispositivo responsável pela absorção do vapor de gasolina. O vapor passa por ele e é filtrado, por um filtro de carvão ativado. Este vapor absorvido no carvão ativado é direcionado para o motor.
Veja Também:
Sistema de injeção de água no motor da Bosch
Quanto custa turbinar um carro?
O cânister pode ser chamado de “válvula de purga”. Ele é comandado pela unidade de controle do motor para realizar a filtragem dos vapores de combustível armazenados no cânister, durante os períodos em que o motor não está em funcionamento.
Sistema de controle das emissões evaporativas
Fonte: MTE-Thomson
Você sabe o que é e como funciona o cânister do canal Dispemec?
Crédito foto de capa: Pixnio
Crédito de texto: Dinamica pneus e MTE- Thomson
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento