Você sabe o que é o turbo lag? Descubra abaixo o que causa este fenômeno e como dimensionar o turbo para que isso não ocorra.
Turbo lag ou “atraso do turbo”, corresponde ao tempo que a turbina demora para encher (alcançar o ponto de eficiência) e gerar pressão positiva no coletor de admissão.
Confira no vídeo abaixo o que é o turbo lag, seu som característico e sua principal consequência de perda de potência.
Escort RS Cosworth. Som característico do atraso do turbo e de suas vibrações. do canal Łukasz eM
Este fenômeno ocorre, pois quando o motor esta em alta rotação, o fluxo de gases do escape é alto e faz com que a turbina gire em altas rotações, comprimindo o ar na parte fria do sistema.
Veja Também:
Carro Turbinado X Aspirado: Entenda as Diferenças
Veja Como são Produzidos os Turbocompressores
Em baixas rotações a vazão mássica de ar que gira a turbina diminui e por consequência a rotação do compressor também diminui.
Fonte: Speed Hunters
A queda de rotação na turbina faz com que o compressor deixe de comprimir o ar na admissão devido sua velocidade de rotação baixa, as vezes, podendo causar uma pressão negativa no sistema de admissão.
Fonte: Turbo Dynamics
Essa pressão negativa faz com que a potência disponível do motor caia repentinamente devido a dificuldade na alimentação da câmara de combustão, criando o fenômeno chamado turbo lag.
Confira no vídeo abaixo a forma correta de dimensionar e selecionar o turbo mais adequado para o motor que deseja instalar, e saiba como isso soluciona o problema.
TURBO LAG – DIMENSIONAR TURBO E MAPAS do canal Milan Dark
TUTORIAL COMPLETO SOBRE TURBO E VÁLVULA WASTEGATE! BY (MADE FOR STREET) do Canal da Peça
Créditos da foto de capa do blog: Speed Hunters
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Turbo Compressor & Tomadas de Ar
Intercooler
Motor
Pistão & Biela
Escapamento & Catalizadores